LoyolaMUN
O LoyolaMUN é um dos projetos da 2ª Série do Ensino Médio. A atividade é uma simulação das discussões que ocorrem no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) e, neste ano, também agregou a simulação do Congresso Nacional.
Os estudantes participaram de debates, criaram ações políticas e exerceram princípios da diplomacia, das relações internacionais e do trabalho em grupo em prol de propor resoluções para os problemas que assolam o país e o mundo.
A organização da atividade é feita a partir de uma cooperação entre estudantes e professores, uma vez que faz parte da metodologia ativa aplicada no Colégio envolver os alunos desde o começo, para que eles proponham a execução do projeto e busquem equilibrar a função acadêmica com o interesse do grupo, o que incentiva ainda mais o desenvolvimento da liderança e proatividade em cada um.
Os estudantes podem se candidatar para compor o Secretariado do LoyolaMUN por meio de uma carta de interesse, e o professor encarregado pelo projeto, Igor Beloni, elege três pessoas para gerenciar essa composição. Esses estudantes indicam seis antigos alunos para a diretoria, e todos, juntos com o gestor Fernando Melo, decidem os temas dos seis comitês. Finalizando a equipe diretiva, os próprios secretários propõem um sistema de seleção de vice-diretores para os demais estudantes da 2ª Série que possam ter interesse. O evento é então formado por seis comitês administrados cada um por um diretor e dois vice-diretores que, ao longo de três dias, debatem o tema pautado.
Ao longo dos onze anos de realização da simulação obrigatória da 2ª Série, o engajamento dos estudantes tem aumentado cada vez mais, e o Loyola a adaptou, valorizando o interesse dos alunos, durante a pandemia, para o ambiente virtual, de modo que os estudantes que insistiram pela manutenção da atividade, ainda que a distância, fossem ouvidos pelo professor Igor.
Para além dos muros do Colégio, o LoyolaMUN já possui reconhecimento que chega ao nível universitário: neste ano, o IBMEC e a Fundação Getúlio Vargas ofereceram, de forma gratuita, cursos para que os nossos estudantes se preparassem ainda mais para os temas de discussão.
As simulações realizadas pelo Loyola têm um caráter interdisciplinar, contando com a participação de matérias e professores relacionados aos temas de debates de cada edição, mas o carro-chefe desse processo é sempre a Geografia. A abrangência de assuntos de relevância global irrestritos à realidade nacional é um dos motivos que justificam não apenas isso, mas também o comprometimento com a formação de cidadãos globais. Sensibilizar para as discussões que extrapolam as vivências pessoais, focando o olhar e mobilizando para a melhoria de um mundo para si e para o outro é parte, inclusive, da visão compartilhada pela Rede Jesuíta de Educação de que, cuidando de mim, cuido do outro e do mundo.
O lema das nossas atividades, construído com intuito de nos aproximar de Santo Inácio, “entramos para aprender, saímos para servir”, também se mostra presente, uma vez que as simulações ajudam a descobrir inclinações profissionais dentro de áreas correlatas à diplomacia, além de contar com o vínculo com antigos alunos que seguem interessados em servir no evento auxiliando os estudantes atuais.