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Alunos 28/09/2017
Magis de Cinema 2017

Magis de Cinema 2017

Alunos do Colégio Loyola utilizam linguagem cinematográfica para transmitir aprendizado sobre cidadania
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“Ter consciência de que nossos atos têm consequências tem tudo a ver com cidadania, direitos e deveres.
Por quê? Porque há decisões muito sérias, que podem afetar sua vida para sempre.
Discutir sobre isso é importante para que nossas decisões sejam mais conscientes. ”
Gabriela Rennó, Sofia de Castro, Júlia Souza, Isabela Lemos, Luiza Faria,
Rafaella Meneghin, André Parentoni, Henrique Veloso, Pedro Freitas,
Pedro Rausch, Amanda Elian e Aníbal Rangel

O depoimento desse grupo de alunos da turma E representa uma preocupação frequente nos trabalhos desenvolvidos para o Magis de Cinema, Projeto de Série do 9º Ano EF do Colégio Loyola. O Projeto conecta o estudo da linguagem da fotografia, da animação e do cinema, em seus diferentes gêneros, com os temas discutidos durante a atividade intersérie Formação para Cidadania. Os alunos, preparados previamente, visitam instituições que compõem os três poderes – judiciário, executivo e legislativo – e aprofundam suas noções de direitos e deveres.

Os temas são propostos pelos próprios alunos e passam por um processo de debate e orientação com os professores participantes do projeto. Algumas abordagens são rediscutidas, de acordo com as diretrizes do Projeto de Série. Composto por pesquisa teórica, oficinas com profissionais de animação, de teatro e de cinema e por períodos dedicados à produção propriamente dita, o Magis de Cinema apresenta detalhes dos processos de direção, atuação, direção de arte (figurino e maquiagem), edição e definição de trilha sonora.

A professora de Língua Portuguesa, Maria Letícia Conde Pellegrino Neves, integrante da equipe docente que acompanha os alunos, destaca que as ideias apresentadas inicialmente pelos grupos são aprofundadas e colocadas dentro de um fórum ampliado, em que os estudantes devem argumentar e defender as ideias apresentadas para os vídeos, de acordo com o contexto e a orientação recebida. A coordenadora de série, Rose Furtado, acrescenta que o protagonismo dos jovens é colocado a serviço da cidadania, por meio da linguagem cinematográfica.

O produto final do trabalho são 24 curtas-metragens, entregues para o júri técnico (composto pelos professores-padrinhos de cada turma) em um DVD com capa personalizada, também produzida pelos alunos. No fim do semestre, os filmes selecionados em cada turma participam da cerimônia de premiação, com dinâmica inspirada na entrega do Oscar®.

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