Sustentabilidade
Conectado à proposta de uma educação voltada para a Cidadania Global, em que o cuidado com a Casa Comum se destaca como preferência apostólica da Companhia de Jesus, o Loyola elabora e coloca em prática ideias e ações com foco no desenvolvimento sustentável da sociedade. Clique aqui e veja nossa Política de Sustentabilidade.
No nosso colégio, agimos com responsabilidade ecológica:
- Utilização de energia gerada pela Usina Solar Padre Furusawa, primeira usina fotovoltaica criada por uma rede de escolas do Brasil, inaugurada em junho de 2018 na cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí. É uma iniciativa de três unidades da Rede Jesuíta de Educação – RJE –, dentre elas, o Colégio Loyola, que, inspiradas em documentos e princípios norteadores da Companhia de Jesus, uniram-se para uma ação conjunta de cuidado com o meio ambiente.
- Reaproveitamento de, aproximadamente, 50.000 litros de água de chuva da Quadra de Futsal para utilização em irrigação dos jardins e lavação do Complexo Esportivo;
- Torneiras com acionamento automático e redutores de vazão de água, possibilitando a economia de 60% do consumo sem prejuízo da eficiência do dispositivo; uso de caixa acoplada no sistema de descarga;
- Uso de lâmpadas de LED, promovendo uma economia de 50% do consumo de energia em cada ponto de iluminação; utilização de sensores de presença.
- Recolhimento de pilhas e baterias usadas pela comunidade acadêmica para destinação responsável.
- Coleta seletiva, com destinação responsável de resíduos descartados e composteira para transformação do lixo orgânico em adubo natural.
O Loyola promove projetos escolares impulsionadores de reflexões e práticas voltadas à uma ética ecológica, de modo que a educação ambiental esteja no cerne do currículo.