Pandemia de Covid-19 impacta rotina escolar
Mudanças na dinâmica escolar
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No dia 18 de março, o Colégio Loyola suspendeu as atividades escolares presenciais, por determinação do Governo de Minas Gerais, devido à pandemia de Covid-19. Em um cenário novo e de incertezas, no dia 25 de março, a escola passou a oferecer atividades remotas para os estudantes. O objetivo era mantê-los próximos do ritmo de estudos e de lhes dar subsídios de conteúdos para o retorno, ainda sem data prevista.
Imediatamente, buscando minimizar os impactos da pandemia na dinâmica escolar, a escola tomou uma série de medidas. Elas foram fundamentais para manter a excelência da formação oferecida: a capacitação de professores para uso das tecnologias digitais para ensino-aprendizagem, a adoção de novas plataformas para educação, a intensificação da comunicação com famílias e colaboradores. Também foi intensificada a atuação do Comitê de Prevenção e Gestão de Riscos e Crise, com foco no contexto da pandemia.
Capacitação docente
Simultaneamente, tão logo se configurou o novo cenário, a equipe de Tecnologia da Informação do Colégio se articulou com seus pares da Rede Jesuíta de Educação para oferta de treinamentos aos docentes. Entre as oportunidades de aperfeiçoamento, destaca-se a formação conduzida pelo Prof. Dr. Gustavo Borba, coordenador do Instituto de Formação de Professores da Unisinos. Houve importantes ganhos para os docentes, não só no quesito técnico, mas também em relação às habilidades comportamentais no meio digital.
Novas ferramentas
Entre as novas ferramentas adotadas pela escola, destaca-se o uso do Microsoft Teams para Educação. As atividades remotas, inicialmente disponibilizadas no Moodle, passaram a ser oferecidas aos estudantes pela nova plataforma no início do mês de maio. A mudança representou uma importante evolução da escola no quesito tecnologia, dando melhores condições de trabalho aos professores e de interação com os alunos para construção do conhecimento no meio digital.
Comunicação Intensiva
A comunicação da escola com as famílias nesse período também foi intensificada. Além dos inúmeros atendimentos telefônicos, ativos e reativos, às famílias com alguma necessidade de suporte da escola, foram enviados a pais, mães e responsáveis, por e-mail, 15 comunicados institucionais, desde o dia 3 de março. Esses estão armazenados em repositório acessível a todos no Moodle. Além disso, foi disponibilizada, no site, uma área com “Perguntas e Respostas” frequentes relacionadas a esse período. Novos canais para tratamento de questões específicas, como as financeiras, também foram abertos.
Comitê de Crise
Enfim, o Comitê de Crise aumentou o monitoramento do contexto junto aos órgãos públicos, à sociedade e à comunidade escolar, identificando riscos, propondo medidas mitigadoras de impactos e trabalhando no desenho de cenários possíveis para médio e longo prazo.
Neste momento, estudantes e professores estão em recesso escolar, período antecipado do mês de julho, com retorno previsto para o dia 2 de junho. Até que haja novas orientações dos órgãos competentes em saúde e educação, bem como da Rede Jesuíta de Educação para retomada das aulas presenciais, o Colégio Loyola seguirá oferecendo as atividades letivas por meio remoto.