População em Situação de Rua
Estudantes participam de Fórum que vai propor ações para políticas públicas
_____
Como é a realidade das pessoas que vivem na rua? O que passam? Que desafios enfrentam no dia a dia? Quais as principais barreiras à garantia de direitos dessa população? E o que é possível fazer, concretamente, para colaborar com essa causa? Essas e outras questões ficaram evidentes para um grupo de alunos do Voluntariado Educativo da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Loyola que participou, na semana passada, de uma roda de conversas da programação do Encontro Regional do Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua – PSR, em Belo Horizonte.
O evento na cidade, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, faz parte de uma série de encontros do Fórum e tem como objetivo subsidiar um plano estadual de metas e ações para implementar a política pública voltada para a população em situação de rua. O grupo de alunos, voluntários, através de um contato mais direto, pode aprofundar a reflexão sobre suas possiblidades de atuação.
A estudante Vitória Oliveira, da turma C da 1ª Série do Ensino Médio, ressaltou proposições apresentadas em relação ao direito à moradia e à tratamento psicológico. Na opinião dela, “um dos principais desafios ainda continua sendo a discriminação, uma barreira que impede essa população de garantir seus direitos”.
Laura Corrêa da Costa Thibau, também da 1ª Série EM, turma E, nunca havia participado de um Fórum com essa temática e considerou a experiência “única e marcante”. Ela ficou animada com o fato de o poder público dar voz às pessoas em situação de rua, foco nos projetos de lei. A estudante destacou que a experiência adquirida no Fórum (e durante todo o Voluntariado) aponta para uma realidade totalmente diferente da que ela vive. “Com ela aprendi a julgar menos e não ter opiniões pré-concebidas dessas pessoas. Cada um tem sua história, tristezas, e razões para estar onde está, e nem por isso deixa de ter os mesmos direitos que eu”, relatou.
Ajudar o próximo é uma das principais motivações da estudante Maria Isabel dos Santos Pereira, turma E. “É uma experiência muito enriquecedora, que traz muitas reflexões sobre a sociedade em que vivemos, e que me motivará, futuramente, para que tente ajudar através da minha profissão”, contou. “Atualmente, podemos contribuir não julgando e sendo voluntários na PSR, ou participando dos fóruns”, afirma.
O Encontro Regional do Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua em BH foi promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para População em Situação de Rua (Comitê PopRua-MG). A roda de conversa aconteceu no Centro Universitário Una/Campus Barro Preto.