Reflexão Pedagógica
Buscando fortalecer a aprendizagem dos estudantes no contexto de atividades remotas, o Loyola tem buscado oferecer a seus educadores oportunidades de formação continuada e instrumentos que os auxiliem na priorização de conteúdos essenciais ao desenvolvimento dos alunos.
Na reunião de Reflexão Pedagógica do dia 23 de setembro, a dinâmica formativa contou com a participação de Kátia Smole, doutora em Educação, na área de ensino de ciências e matemática, e mestre em Educação, na área de didática.
A atividade teve como principal tema os Mapas de Foco. Eles apresentam uma seleção de habilidades focais para cada ano do Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo dos instrumentos é orientar a flexibilização curricular e a escolha de conteúdos que estão sendo produzidos por redes de ensino e organizações de educação em situações extremas, como a pandemia do coronavírus.
Kátia Smole apresentou aos educadores os Mapas de Foco, mostrando estratégias e conteúdos prioritários para uma reformulação da grade curricular que visa à melhora na Educação. De acordo com ela, tendo em vista o contexto atual, é fundamental que os professores deem prioridade a conteúdos essenciais.
“A partir da dinâmica, espera-se que os educadores conheçam e estudem os Mapas de Foco e modifiquem aquilo que será priorizado em cada ano/série”, explica Rita Carvalho, Coordenadora Pedagógica de Área. Foi uma oportunidade de instruir os educadores, neste período de ensino remoto, a selecionarem os conteúdos prioritários, com base na BNCC, e, a partir disso, desenvolverem um planejamento mais benéfico para os estudantes.
Recentemente, os estudantes de todos os níveis passaram por atividades diagnósticas para levantamento de dados que darão subsídio ao Loyola na criação de estratégias para fortalecer a aprendizagem dos estudantes, enquanto as atividades estão sendo oferecidas de modo remoto, e não apenas por ocasião do retorno às atividades presenciais