Logo Loyola
Alunos 01/06/2016
Sala de aula na praia

Sala de aula na praia

Biologia Marinha completa 41 edições de aprendizado interdisciplinar e experiências de convivência
_____

Mais de 2 mil alunos, 41 edições, 200 dias de convivência e aprendizado. Os números dão uma ideia da dimensão do Curso de Biologia Marinha, criado nos anos 1970 pelo Colégio Loyola e sucesso absoluto de lá para cá. Com um programa que incentiva o espírito de investigação científica e preservação ambiental entre os alunos do Ensino Médio, o Biologia Marinha vai além do que o nome revela. Durante a viagem ao litoral do Rio de Janeiro, que inclui a possibilidade do mergulho em profundidade, as aulas teóricas e práticas envolvem conceitos de Física, Geografia, Sustentabilidade e, é claro, Biologia.

O professor de Biologia e assessor da área de Ciências da Natureza, Ricardo Luiz Prata Pontes, explica que o curso envolve vários setores do Colégio com meses de preparação, tendo foco interdisciplinar e na formação integral. Os alunos são acompanhados por uma equipe de seis professores em média, e o resultado é uma experiência que marca e até passa de geração para geração. “Minha mãe participou quando era aluna do Loyola, e desde pequeno eu escuto as histórias. A experiência foi enriquecedora não só porque eu comecei a gostar mais de temas ligados à Biologia, mas também pela convivência próxima com amigos, colegas de outras séries e professores”, conta Leonardo Martins, aluno da 2ª Série do Ensino Médio.

Leonardo integrou o grupo de 49 participantes da última edição, realizada entre 11 e 15 de maio, e já pensa em praticar o mergulho autônomo sempre que tiver oportunidade. “É algo que vivi lá e posso levar para toda minha vida”, completa. “O Biologia Marinha traz também um aprendizado de convivência longe de casa, com partilha de espaço, refeições e experiências”, define Ricardo Prata.

Veja aqui mais fotos!

Aspectos como a convivência em grupo, a postura em sala de aula e o desempenho acadêmico são levados em conta no processo seletivo conduzido por uma comissão avaliadora, formada por coordenadores de série e professores. A divulgação das inscrições é feita cerca de dois meses antes, e os alunos que já participaram de edições anteriores não podem mais pleitear vaga, para que as turmas possam se renovar sempre.

Posts relacionados