Pelo que somos gratos
Santo Inácio de Loyola nos diz que “um coração agradecido é um coração generoso e feliz e está mais apto a receber novos favores, dons e benefícios da parte de Deus”. Por isso, queremos render graças a Deus por tanta generosidade ofertada ao longo do ano de 2021.
A pandemia de Covid-19 transformou muitos aspectos de nossas vidas e nos ensinou e continua ensinando que somos vulneráveis e que precisamos cuidar uns dos outros e, de modo especial, da Terra, nossa Casa Comum. Queremos dar graças por tudo aquilo que nos protegeu e nos permitiu caminhar em meio a tantas adversidades. Seguimos comprometidos e comprometidas com o cuidado de todos, com o olhar sensível àqueles que mais precisam e desejando que essa tempestade não tarde de cessar em nós.
Nós vos damos graças, Senhor, pela oportunidade do Ensino Remoto. A pandemia e a necessidade de isolamento nos apresentaram muitos desafios ao processo de ensino-aprendizagem, exigindo reinvenção, criatividade e adaptabilidade. Somos gratos e gratas por todas as pessoas e recursos que nos permitiram avançar em nossa missão educativa.
Damos graças pela oportunidade de celebração do Ano Inaciano. A celebração dos 500 anos de conversão de Inácio de Loyola nos impele a “Ver novas todas as coisas em Cristo”. O Ano Inaciano pretende mobilizar todas as obras apostólicas da Companhia de Jesus ao redor do mundo e a cada um de nós a ampliar o horizonte do nosso olhar, enfrentar nossas feridas para curá-las, aprofundar a espiritualidade inaciana, aceitar a diversidade de nossa própria vida e a dos outros e abrir o nosso coração para que possamos experimentar o caminho de fé e de conversão, assim como fez Santo Inácio de Loyola.
Agradecemos a oportunidade de oferecer a Educação Infantil. A presença das crianças nos renova e nos convida ao ânimo e à ousadia para trilhar novos caminhos, possibilitando a elas uma educação de qualidade, pautada nos valores do Evangelho e da Pedagogia Inaciana, que gera aprendizagem para toda a vida e a construção de um futuro esperançoso.
Nós vos damos graças, Senhor, pelos novos tempos e espaços e pela edição atualizada do PEC – Projeto Educativo Comum. A Tradição Educativa da Companhia de Jesus é viva, exigindo olhos, ouvidos e corações abertos. Coragem, não tenhamos medo, olhemos tantos jesuítas e leigos que, com ousadia e confiança, trabalharam deixando-nos a marca da educação jesuítica. Sejamos criativos e encontremos o horizonte para o qual todos devem caminhar, trabalhando em rede e colaborando para a missão educativa.
Educar para a fé é a pedra angular da Educação Jesuíta. Ao colocar a fé no contexto da comunidade, estudantes e educadores podem cumprir sua missão de glorificar Deus em todas as coisas. Por isso, queremos dar graças pelas crianças e adolescentes que realizaram a Primeira Eucaristia e pelos jovens que puderam receber o sacramento da Confirmação em 2021. Que o crescimento em fé, esperança e caridade permita-lhes fazer mudanças significativas na sociedade, colaborando para a construção de um mundo mais justo e fraterno.