Logo Loyola
Sem categoria 27/06/2013
O JOVEM QUE NÃO FUI  (EM MAIO DE 68)

O JOVEM QUE NÃO FUI (EM MAIO DE 68)

Partilhemos a riqueza do momento da nação. O professor Zé Maria, de português nos brinda com uma excelente reflexão

O JOVEM QUE NÃO FUI

(EM MAIO DE 68)

 

José Maria Soares

Os jovens de ontem são os grisalhos de agora. Isso é evidente. Muitos envelheceram a alma, perderam o amor pela Revolução. Isso não é óbvio. Já não ouvem mais as canções de Dylan nem acham heroico lançar pedras ou defender-se nas barricadas, afinal a praça Sete não é o Quartier Latin. A resposta, meu amigo, o vento levou. E com ele foi Douglas Souza.
Há também os grisalhos, acomodados em suas poltronas, que, em outros momentos da história brasileira, se indignavam e diziam ad nauseam: “Se fosse em outro país, tinham quebrado tudo. Brasileiro é muito manso.”
São estes mesmos grisalhos que agora se entorpecem com informações/deformações da mídia caolha, condenando atos de vandalismo contra o patrimônio.
Separemos o joio do trigo _ Há bandidos infiltrados? Sim. A polícia já prendeu vários. Mas quem tem vilipendiado, dilapidado e aniquilado, por décadas, nosso maior patrimônio _ vida digna para todos? A propósito, quem já foi preso por este crime mais do que hediondo?
Boa parte da imprensa quer nos fazer acreditar que isso só vem ocorrendo na última década. Não. A res publicae foi solapada por múltiplos e sucessivos governos de partidos vários. Chega a ser patético ver agora raposas de vários tons, acuadas pela força das ruas, votando, por unanimidade, migalhas que beneficiem o povo.
Até quando abusarão de nossa paciência? Não tenho o verbo de Cícero, mas tento canalizar minha indignação no diálogo com minhas filhas. Faço esforços por uma revolução doméstica: que elas sejam cidadãs cordiais, corretas _ mas não “cordeirinhas”. Que sejam mais do que meras consumidoras. Para ser apenas consumista, ninguém precisa de civilidade nem de cultura.
Exatamente porque elas gozam de algum conforto, desejo que cresçam sem se transformarem em agentes da desigualdade. Tenho me desculpado diante delas por duas razões: por não ter ido às ruas e pelo jovem que não fui em Maio de 68.

Nota: Este texto é dedicado a Douglas Souza, jovem metalúrgico morto em Belo Horizonte após manifestações de 26/6/13.

Posts relacionados