Logo Loyola
Sem categoria 26/09/2013
LoyolaMUN 2013 começou em clima cultural

LoyolaMUN 2013 começou em clima cultural

Alunos, professores, coordenadores e diretores do Colégio Loyola se reuniram no Teatro Padre Francisco Rigolin na manhã da última quarta-feira, dia 25 de setembro, para a abertura oficial do Loyola Mun 2013, modelo de simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) que acontece anualmente no Colégio Loyola durante três dias consecutivos. O encontro começou em clima cultural com a execução do Hino Nacional e uma apresentação musical preparada por estudantes, professores e funcionários.
 
A delegada dos Estados Unidos no comitê do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Isabela Aburachid, deu as boas vindas aos participantes, ressaltando o objetivo do evento, centrado no desenvolvimento do espírito crítico e do poder de argumentação em situações problemáticas e diplomáticas de âmbitos nacionais e internacionais.
 
Abrindo a cerimônia, o Diretor Geral do Colégio Loyola, Padre Germano Cord Neto SJ, se dirigiu aos alunos da 2ª Série do Ensino Médio destacando que, “durante estes dias, vocês vão dedicar-se a problemas complexos que exigirão uma capacidade analítica e argumentativa muito grande, o exercício da transdiciplinariedade, do conhecimento, e do domínio da informação”. Para ele, esse tipo de abordagem, leva a acreditar numa educação que de fato ajuda a corresponder às questões do nosso tempo.
  
Declarando oficialmente aberto o 8º Loyola Mun, projeto de série da 2ª Série do Ensino Médio, o secretário geral Arthur Tonani Pereira Cançado Ribeiro revelou esperar que os membros dos comitês façam uma experiência bacana. “Quem avalia o Loyola Mun são vocês. Vocês vão simular. Então, em nome de todo o secretariado, desejo que vocês gostem”, disse.
 
Na ocasião, os delegados também manifestaram suas expectativas para o modelo. Mateus Braga, da Otan, afirmou a importância de aprender a falar em público e de lidar com situações que serão apresentadas na hora. “É importante saber usar os argumentos, porque a gente prepara o que vai falar, mas não prepara o que os outros irão falar”, afirmou.
 
O Loyola Mun deste ano foi organizado em seis comitês: Conselho de Segurança das Nações Unidas, Pacto de Varsóvia, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Grupo dos 20, Organização do Tratado do Atlântico Norte e o Senado Brasileiro, com o tema da Alteração na matriz energética do país.
 
Também participaram da solenidade de abertura a Diretora Acadêmica, Mércia Almeida; a Coordenadora Pedagógica de Segmento, Flávia Urbano; a Coordenadora Pedagógica de Série, Rose Mary Furtado; a Secretária de Logística, Lorena Prates Dias Leite; o Secretário Acadêmico, Daniel Ferreira Diniz Cançado e o Secretário Administrativo, Vinícius Diniz Martins da Silva.

Posts relacionados