Logo Loyola
Sem categoria 04/12/2013
Passo das Artes recebe chuva de arte

Passo das Artes recebe chuva de arte

Está chovendo arte no Passo das Artes do Colégio Loyola com a exposição “Deixa chover!”, realizada pelos alunos da 1ª Série do Ensino Médio. É só olhar para cima para encontrar diversos guarda-chuvas pintados à mão. Nas suas cores e desenhos, eles foram inspirados em obras de arte de artistas conhecidos.

Até dia 11 de dezembro, é possível ver que este acessório, muito usado nos dias de chuva, pode ser um objeto de arte. A exposição é aberta ao público de segunda a sexta-feira e pode ser vista nos seguintes horários: 7h30min às 9h; 11h às 15h30min; 17h às 18h30min.

Um pouco de história

As versões ancestrais dos guarda-chuvas foram criadas na Mesopotâmia há 3.400 anos. Nessa época, a região do atual Iraque já continha artefatos destinados a proteger a cabeça dos reis contra o sol, não contra a chuva, uma raridade naquele lugar. Assim como os abanos, eram feitos de folhas de palmeiras, plumas e papiro.

No Egito, adquiriram significado religioso. Na Grécia e Roma, eles eram considerados artigos femininos. Só no século XVIII a obstinação do comerciante inglês Jonas Hanway, um apaixonado por guarda-chuvas, conseguiu torná-los um artigo também para cavalheiros.

Embora tivesse sido ridicularizado, o esforço de Hanway acabou recompensado. Depois de sua morte, em 1786, os ingleses aceitaram sair às ruas munidos do acessório nos frequentes dias de chuvas do país.

Posts relacionados