Logo Loyola
Destaque 27/04/2015
Linguagem e Pensamento Computacional

Linguagem e Pensamento Computacional

Novo projeto do Colégio Loyola introduz estudantes em uma nova forma de criar, agir e transformar.

_____

“Linguagem e pensamento computacional” é a mais nova iniciativa do Colégio Loyola. Proposto para alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, o projeto tem por objetivo introduzi-los em uma nova forma de criar, agir e transformar – própria do mundo contemporâneo.
De acordo com a coordenadora pedagógica de série do 6º Ano EF, Nalu Magalhães, não se trata de uma nova disciplina, mas de um conjunto de atividades, baseadas em desafios, que serão desenvolvidas inicialmente em Matemática, Ciências e Inglês.

O Coordenador de Tecnologia Educacional e do projeto, Bruno Paim, explicou que o objetivo é colaborar para que, por meio da linguagem e do pensamento computacional, os alunos possam entender os conteúdos e desenvolver habilidades necessárias para a solução de problemas próprios dessas e de outras disciplinas.

Segundo o professor Fernando Nunes, a iniciativa do Colégio Loyola é inovadora na medida em que aplica a linguagem computacional de um modo que ajuda os jovens a entenderem melhor o futuro.

Para realização das atividades, o Colégio Loyola está usando a plataforma Scratch, desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. Ela funciona como uma rede social para compartilhamento e aperfeiçoamento de projetos que usam a linguagem computacional.

A aluna Paula Teixeira Araújo, da turma B, gostou da ideia. “Espero participar com o maior interesse”, disse, destacando a importância da tecnologia no mundo de hoje. “O projeto vai fazer a gente crescer, facilitará nossa vida no presente e no futuro”, afirmou.

A próxima atividade do projeto possibilitará aos alunos do Colégio Loyola participarem do desafio mundial chamado Hora do Código.

Posts relacionados