Logo Loyola
Destaque 04/10/2015
SIPAT

SIPAT

Funcionários do Loyola vivenciam a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

_____

Funcionários do Loyola estão cada vez mais informados sobre questões relacionadas à saúde e à qualidade de vida em casa e no trabalho. Para isso, neste ano, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) aconteceu pela primeira vez no Colégio e trouxe dinâmicas e palestras.

Dicas de alimentação e saúde

Durante cinco dias, os colaboradores puderam interagir com uma programação diversa. A palestra “Colesterol, hipertensão, diabetes e estresse”, com Dr. José Oscar Alvarenga Macedo, deu todas as dicas de como a alimentação, os exercícios físicos e a felicidade contribuem para a saúde de cada um.

No Espaço Convivência, as pessoas receberam, no café da manhã, frutas e orientações de que como é possível ter qualidade de vida por meio de mudanças de hábitos no dia a dia.

Dr. Alexandre Ravski, médico do Colégio, falou sobre a Fadiga Psíquica e de que maneira podemos ter equilíbrio mental e físico, e, para fechar a semana, houve um stand que provocou reflexões sobre como combater o estresse, o diabetes e a hipertensão.

Postura e bem-estar

Alongar, respirar, ajustar a estação de trabalho, prestar atenção ao jeito de assentar e de se alinhar. Para chamar a atenção dos colaboradores do Colégio, uma blitz esteve pelos setores com uma profissional da área de fisioterapia, que examinou e apontou maneiras corretas de postura no trabalho.

“Durante um dia de trabalho, nós acabamos procurando uma postura que nem sempre é adequada. Essa ação da SIPAT nos faz prestar atenção ao jeito certo de se postar.”, afirmou Gladston Borges, coordenador de TI – interino.

Primeiros socorros

O Corpo de Bombeiros esteve no Loyola demonstrando os primeiros socorros que podem ser prestados em diversas situações. Para Alexandre Ferreira, almoxarife do Colégio, “Foi muito importante ver e saber como ajudar em caso de uma emergência.”

Segurança no trabalho

Em uma palestra dinâmica, os colaboradores Tharyque e Fátima apresentaram riscos e medidas de segurança do trabalho. Foram apresentados os EPI’s (equipamentos de proteção individual) e EPC’s (equipamentos de proteção coletiva) e qual a importância deles no dia a dia dos trabalhadores.

Arte e informação

Colaboradores de diversos setores se uniram para apresentar a peça teatral “Acidentes no local de trabalho”, ensaiados por Thiago Antonio e Érika Paiva. “Foi muito legal ver nossos colegas se apresentando na função de outros. A peça mostrou o nosso dia a dia. Isso reforça os cuidados que devemos ter”, disse Maria Rosiana Cardoso Lacerda, do Setor de Limpeza.

“Na correria em que vivemos, a SIPAT veio para alertar as pessoas sobre todos os cuidados que devemos ter com a saúde e com a segurança do nosso trabalho”, afirmou Mauro Fortunato, coordenador do GRIPA (Grupo Interno de Prevenção de Acidentes) e chefe do Setor de Pessoal.

O GRIPA organizou a SIPAT e continua no Colégio a fiscalizar e apontar soluções. Atualmente o grupo é formado por Mauro Fortunato, Tharyque Oliveira, Fátima Ferreira, Fausto Junior, Alzira Neves, Jussara Oliveira, Zavéria Almeida e Dayse Correa.

Posts relacionados