Logo Loyola
Alunos 12/04/2017
Bullying? Tô fora!

Bullying? Tô fora!

Campanha sensibiliza alunos de todas as séries no Colégio Loyola
_____

Falar sobre o bullying é uma atitude obrigatória e também corajosa, que reconhece e expõe a violência que está presente não somente nas escolas – um dos locais em que crianças e jovens constroem e negociam suas identidades – e que acaba pautando as relações em vários ambientes. Educar para conviver com as diferenças e para combater a discriminação e a violência é um desafio. No Colégio Loyola, o mês de abril de 2017 foi marcado por uma série de ações que simbolizam os esforços da escola para ajudar a enfrentar essa questão.

Os alunos do 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental, por exemplo, participaram de atividades em sala de aula e de uma “vacinação simulada” contra o bullying. Nas outras séries do Ensino Fundamental e Médio, representantes de turma entregaram o material educativo da campanha (cartilhas e bottons), os estudantes realizaram um “recreio cultural pela paz” e os professores trataram o tema de forma transversal com todas as turmas.

Clique aqui para ver as fotos!

Assista à reportagem da Rede Minas sobre a programação especial preparada para o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas:

 

Em parceria com as Coordenações de Série, Assessoria pedagógica e Gerência de Comunicação, as atividades foram propostas pelo Núcleo de Educação para a Paz do Loyola. O Núcleo promove a Cultura de Paz, de acordo com os preceitos da Organização das Nações Unidas (ONU), e usa os Círculos Restaurativos para resolver conflitos e reconstruir as relações, de forma mais justa e pacífica, com a contribuição dos envolvidos. Além da capacitação de profissionais de todas as áreas em Práticas Restaurativas, o Colégio realiza, ainda, debates com as famílias, tendo como base a Política de Convivência Escolar.

loyola2017_0827_fabianoaguiarfotografia

Saiba mais
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. A ausência do vocábulo correspondente em português não impede, no entanto, de compreender seu significado: ameaça, opressão, intimidação e humilhação, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Embora exista há muito tempo (talvez desde sempre), o bullying só foi classificado recentemente, passando a ser discutido de forma sistematizada por pesquisadores, educadores e famílias. Clique aqui para acessar a cartilha e saber mais sobre prevenção e enfrentamento do bullying.

Veja a cobertura da TV Loyola:

Posts relacionados