Ir para o conteúdo
https://jesuitasbrasil.org.br/
Magis Rede Jesuíta de Educação Superior FLACSI
Colégio Loyola Rede Jesuíta de Educação
  • Quem Somos
    O ColégioEquipe DiretivaNossa HistóriaPedagogia InacianaArte e Cultura
    SustentabilidadeEsportesInfraestruturaDocumentos Institucionais

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Acadêmico
    Projeto PedagógicoProjetos Especiais
    Hub de AprendizagemEspaço Francisco

    Ultimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades↗
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    Tempo MagisEscola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Novos Alunos
  • Voltar
  • Acontece

RJE atualiza o PEC

Veja como foi o evento de lançamento do Projeto Educativo Comum – PEC
  • Por Loyola
  • 24 agosto 2021

Introdução:

Compartilhe

Nos dias 25 e 26 de agosto, no Colégio Diocesano, localizado na cidade de Teresina, PI, aconteceu o lançamento da nova edição do Projeto Educativo Comum – PEC.  

O Momento I do lançamento começou com meditação, oração e músicas; em seguida, houve fala de personalidades que compõem a RJE, dentre elas Pe. Élcio, SJ, Pe. Sérgio Mariucci, SJ, e Pe. Anselmo Dias, SJ. Logo após, aconteceu uma apresentação de dados sobre a implementação da primeira versão do PEC nos últimos anos e uma análise das rotas de execução dele no Diocesano, ilustrando, ainda, esse movimento nos demais colégios da Rede. Por fim, a manhã do evento no dia 25 se encerrou com a leitura dos comentários dos participantes virtuais e um bate-papo entre o presidente da FLACSI, Ir. Raimundo Barros, e Julival Silva, assessor pedagógico do Colégio São Francisco de Sales.  

No Momento II do lançamento do PEC, houve a exibição de Painéis Expositivos, com apresentação do contexto eclesial, social e educacional, a partir de 2016, com a aplicação do primeiro PEC, e a apresentação da história dos jesuítas no Piauí.  

Encerrando a sequência dos três eventos, o Momento III começou com uma partilha de espiritualidade e reflexão, a Pausa Inaciana, e seguiu com a explanação a respeito de como foi o processo de elaborar o PEC, sua estética, organização e diferenciais da nova organização numérica em comparação com a versão anterior. Depois, houve um espaço para interação com as pessoas que participaram virtualmente do evento; uma fala apresentando a nova edição do PEC pelo diretor-presidente da Rede Jesuíta de Educação, Ir. Raimundo Barros, SJ; uma exposição da campanha para escolha do Patrono da RJE; e um momento cultural de encerramento. 

O Novo PEC 

O PEC tem função de inspirar e nortear os projetos pedagógicos elaborados nas escolas, em vez de ditar os caminhos a serem tomados. Sua reestruturação promete manter a relevância e eficiência da educação jesuíta, uma vez que é importante atualizar as abordagens de modo a acompanhar as mudanças percebidas no corpo discente e nas tendências acadêmicas globais. Sendo assim, a nova edição, vigente no período entre 2021 e 2025, mantém as dimensões educativas já abordadas na versão anterior, propõe uma revisão dos parágrafos datados que já não condiziam com os contextos atuais, abrange modernizações do processo de ensino on-line experienciado durante a pandemia e reforça aspectos da Pedagogia Inaciana, principalmente, a Cidadania Global, por meio do bilinguismo e das novas formas de aprender em ambientes virtuais.  

O lançamento da nova versão do PEC, neste ano, tem ainda um significado maior, considerando que celebramos, em 2021, o Ano Inaciano, dedicado aos 500 anos de conversão de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Assim, o PEC 2021-2025 tem a importante missão de reviver a raiz da nossa história ao mesmo tempo que mantém atual a dinâmica de funcionamento das nossas diretrizes. 

Vida que pulsa 

O Irmão Raimundo Barros salientou a relevância da união da Rede e agradeceu por essa caminhada conjunta, em especial, às unidades da capital do Piauí e disse ainda que “esse momento é de todos nós. Celebremos a vida que pulsa em cada instituição de ensino que compõe essa grande rede: a Rede Jesuíta de Educação”. 

O Padre Anselmo Dias compartilhou também uma mensagem de acolhida e reforçou o bom grado das unidades de Teresina em sediarem o primeiro evento de lançamento do PEC. “Acompanhei alguns momentos de planejamento deste encontro e vi o esforço e a satisfação de quem participou desta preparação. Imbuídos deste espírito colaborativo, vamos sentir esse corpo que vibra, que fala, pois estamos juntos nesta caminhada e queremos ser mais para os outros, como Santo Inácio nos ensina”, comentou. 

Apresentações culturais 

Os Momentos contaram com algumas apresentações culturais: no primeiro, foi exibido um vídeo em homenagem ao compositor Luiz Gonzaga, que trouxe a Cantata Gonzaguiana, tocada pela Orquestra Sinfônica de Teresina e cantada por João Cláudio Moreno, antigo aluno da RJE. Apresentações artísticas com elementos culturais do Piauí permearam todas as atividades. 

Encerrando a programação dos dois dias, ocorreu outro momento cultural, com o vídeo da apresentação de alunos da Escola Padre Arrupe que dançaram o “Cavalo Piancó”, tradicional dança da cultura piauiense. 

Todos os momentos que compuseram o lançamento do PEC 2021-2025 foram transmitidos pelo YouTube e estão disponíveis para quem não pôde assistir ao vivo. Ainda que os eventos tenham chegado ao fim, a implementação desse novo ciclo está apenas começando, e contamos com o engajamento de toda a comunidade educativa para seguir os passos inspirados em Santo Inácio. Relembramos, inclusive, que BH ainda contará com seu próprio evento de divulgação.

 

Ampliando espaços para a comunidade escolar

  • mar 20, 2026
  • Cuidado com o outro

Colégio Loyola inaugura o Espaço Francisco, dedicado à cultura do cuidado e da paz 

O Colégio Loyola inaugurou, no dia 19, o Espaço Francisco.
  • mar 18, 2026
  • Antigos Alunos

Evento convida antigos alunos para reencontro especial no Colégio

No dia 28 de março, o Colégio Loyola promove o #SouLoyola.
  • mar 11, 2026
  • Acontece

Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, visita o Loyola e inaugura a Prainha São José de Anchieta

No dia 10 de março, o Colégio Loyola recebeu a visita do novo Provincial da Companhia de Jesus, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ.
  • fev 25, 2026
  • Acontece

Posse do novo Provincial da Província dos Jesuítas do Brasil 

Na manhã de domingo, 22 de fevereiro, a Província dos Jesuítas do Brasil celebrou, com gratidão e esperança, a posse do novo provincial, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ.
  • fev 10, 2026
  • Aprovados, Conquistas

ENEM – 2025

Nossos estudantes brilharam no ENEM! 
  • fev 9, 2026
  • Conquistas, Aprovados

Loyola nas Federais

As aprovações no vestibular refletem a determinação e o talento dos nossos estudantes.
  • dez 12, 2025
  • Ensino Fundamental, Ensino Médio, Infantil

Listas de Materiais Escolares 2026

As listas de materiais escolares 2026 já estão disponíveis e separadas pelo segmento escolar – Ano/Série.
  • nov 25, 2025
  • Cultura e arte

Semana da Cultura

O Colégio Loyola concluiu a Semana da Cultura 2025, intitulada “Meu Quintal é Maior do que o Mundo”, em um clima de poesia, cor e encantamento.
  • ago 22, 2025
  • Cultura e arte, Espiritualidade Inaciana

Livro “O Peregrino Inácio de Loyola” se transforma em exposição interativa em múltiplas linguagens no Colégio Loyola  

Exposição baseada no livro “O Peregrino Inácio de Loyola” encontra-se disponível até o final de Agosto
  • ago 22, 2025
  • Acontece

Tradição em inovar: visita de Fernando Guidini ao Loyola reforça compromissos da Rede  

O diretor da Rede Jesuíta de Educação (RJE), Fernando Guidini, salienta a importância da Pedagogia Inaciana aliada à inovação

Inscreva-se e receba nossas novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias, eventos, projetos e tudo o que acontece na comunidade escolar.
Institucional
  • O Colégio
  • Equipe Diretiva
  • Nossa História
  • Pedagogia Inaciana
  • Arte e Cultura
  • Sustentabilidade
  • Esporte
  • Infraestrutura
  • Documentos Institucionais
  • Política de Privacidade
Acadêmico
  • Projeto Pedagógico
  • Projetos Especiais
  • Hub de Aprendizagem
  • Espaço Francisco
Formação Cristã
  • Formação Cristã
Nossas Redes
Institucional
  • Tempo Magis
  • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
Acesso Rápido
  • Admissão
  • Contato
  • Notícias

© 2026 Colégio Loyola. Todos os direitos reservados.

Voltar ao topo
Novos alunos
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Nossas Redes