Logo Loyola
Clipping em Destaque 23/06/2022
MiniCop Loyola

MiniCop Loyola

Comprometidos com o cuidado com a Casa Comum, com a cidadania global e com a excelência humana, os estudantes do Loyola, em parceria com a Climate Science, fundaram uma MiniCop no Colégio. “Como é que vamos resolver um problema como a mudança climática se nem mesmo entendemos o que é ela?” é a pergunta feita por Mariana Ordones, estudante da 2ª Série EM, que participa da equipe de organização do clube e que motiva os debates que acontecem nele. 

O aprendizado e conscientização sobre ciência climática e o engajamento dos jovens com essa questão são os principais objetivos da criação desse projeto dentro da escola. O protagonismo estudantil na idealização, criação e manutenção do clube também é uma realidade que converge com a promoção da formação na liderança, presente no PEC (52 e 53) e relevante para o Colégio. 

No primeiro encontro, realizado na semana passada, os estudantes se organizaram em dois lados para o debate, um mais a favor das questões climáticas e o outro das questões sociais. Para isso, cada estudante se dispôs a realizar uma pesquisa prévia sobre o que iria defender, a fim de embasar, com fatos científicos e evidências, o ponto interessado para além do senso comum. “No final, a gente percebeu que as duas questões, ambiental e social, estão extremamente interligadas, então não tem como a gente defender uma sem defender a outra”, conclui Mariana. 

Sugestões de ação em nível individual e sistêmico enriqueceram o debate e trouxeram duas vertentes de atuação que auxiliam o combate da mudança climática. “Todo mundo aprendeu muito com o debate justamente por essa pesquisa anterior e ouvindo os argumentos dos outros. Cada um teve uma ideia melhor desses aspectos variados. Foi uma atividade divertida mesmo, muito leve, mas com muito aprendizado”, afirma a estudante. 

Esse foi só o começo, pois a pretensão é de que encontros ocorram uma vez por mês. Hoje, o grupo conta com cerca de 30 participantes e recebe estudantes de qualquer turma a partir do 9° Ano. “Eu espero que os próximos debates sejam tão bons quanto o primeiro e que mais pessoas participem e compartilhem suas opiniões”, torce João Vitor Castelo Branco, estudante da 1ª Série EM, também membro organizador da MiniCop. Os organizadores deixam o convite para aqueles que têm interesse em participar: entrem em contato com algum dos integrantes. 

Veja como foi, clique aqui.

Posts relacionados