Aberta 18ª edição do Loyola Mun
Começou, ontem, mais uma edição da simulação colegial
Começou, nesta segunda-feira, mais uma edição do Loyola Mun, tradicional simulação de uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) que integra o Projeto de Série da 2ª Série do Ensino Médio. Desde o início do ano, os estudantes vêm sendo preparados para esse momento, por meio de palestras de imersão temáticas, e queserá finalizado com a representação da Escola na primeira simulação intercolegial da Rede Jesuíta de Educação.
Acompanhe as notícias oficiais do Loyola Mun 2018 pelo blog https://loyolamun2018.wordpress.com/
Em seu discurso de abertura, no Teatro Pe. Francisco Rigolin SJ, o diretor geral, Juliano Oliveira, apontou os aspectos que considera mais importantes nessa experiência formativa: o exercício da alteridade e o exercício dialógico. Ele referiu-se à “capacidade de se colocar no lugar do outro e de buscar a resolução de conflitos via diálogo, algo que tem sido cada vez mais desafiante em nossa sociedade”.
Continuando o exercício de pensar a importância do projeto no contexto do Ensino Médio, ele destacou o processo de construção do Loyola Mun, falando sobre inovação educacional em sua essência. “A inovação educacional não se dá pelo uso de tecnologias, simplesmente, não se dá pela inauguração de um espaço, como fizemos recentemente, mas se dá exatamente na medida em que conseguimos estabelecer novas relações no contexto escolar, que nos trazem, portanto, novas formas de construção do conhecimento.”
Juliano frisou, ainda, o protagonismo juvenil. “Quando possibilitamos que, a partir de um projeto, vocês façam toda construção, aí se dá efetivamente o protagonismo juvenil. É mais do que falar, é mais do que um especialista se pronunciando sobre o protagonismo juvenil. É o protagonismo acontecendo na sua essência, a partir do papel que cada um e cada uma desempenha na construção do projeto”.
Em 2018, o Loyola Mun traz algumas novidades. De acordo com o coordenador da série, Carlos Freitas, entre elas, destacam-se a organização de um comitê em torno de um tema relevante no contexto brasileiro, a Reforma da Previdência, outro sobre criptomoedas, e um terceiro representando a Cúria Romana e a Supressão da Companhia de Jesus.
Clique aqui e veja as fotos da atividade no nosso Flick e acompanhe as notícias do Loyola Mun em tempo real pelo Instagram: @loyolamun e pelo Twitter: @loyolamun