Aprendendo com as cores
A tradição jesuítica inspira abertura e ousadia para construir projetos e processos que respondam aos desafios da sociedade contemporânea. É importante promover a aprendizagem que possibilite o desenvolvimento dos talentos individuais e coletivos, conforme preconiza o nosso Projeto Educativo Comum – PEC, 42.
Rose Amaral, professora de Arte do Colégio Loyola, desenvolveu um projeto com os estudantes do 2º Período. A ideia era de estimular a investigação das cores. O trabalho foi dividido em várias etapas: mistura das cores e criação de novas; pintura com diferentes tipos de tinta e a relação entre as cores quentes e frias. “Começou com a leitura do livro da Ruth Rocha ‘Bom dia, todas as cores’. A leitura trouxe reflexões interessantes como a gota de orvalho. Investigado o orvalho, chegamos à água e à chuva. Estamos no fim de uma estação onde o calor nos leva a beber muita água e também brincar com a água,” explica Rose.
Fazendo relação entre as estações do ano e arte, as crianças conheceram as cores quentes e frias e fizeram uma colagem. Com a água, puderam trabalhar a aquarela e misturas de cores. Com três cores de tinta guache, foi possível criar novas cores e trabalhar com as cores primárias e secundárias.
Na natureza, existem muitos verdes, e a educadora Rose conta que fizeram um trabalho de observação. “Vimos flores e folhas e fizemos algumas misturas para criarmos os diferentes tons para pintar. Surgiram o verde-escuro, verde-claro, verde folha, verde-abacate”, completa Amaral.
Experiências como essa marcam a memórias das crianças e ativam a aprendizagem significativa. O resultado do trabalho foi a criatividade e trocas de experiência. Veja as pinturas, clique aqui.