Ir para o conteúdo
https://jesuitasbrasil.org.br/
Magis Rede Jesuíta de Educação Superior FLACSI
Colégio Loyola Rede Jesuíta de Educação
  • Quem Somos
    O ColégioEquipe DiretivaNossa HistóriaPedagogia InacianaArte e Cultura
    SustentabilidadeEsportesInfraestruturaDocumentos Institucionais

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Acadêmico
    Projeto PedagógicoProjetos Especiais
    Hub de AprendizagemEspaço Francisco

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    Tempo MagisEscola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Novos Alunos
  • Voltar
  • Acontece

Dia de Formação

Aconteceu o último DDF dos nossos formandos.
  • Por Loyola
  • 29 setembro 2021

Introdução:

Compartilhe

É tradição no Loyola que todas as turmas tenham um Dia de Formação, e com a 3ª Série do Ensino Médio não foi diferente. Aconteceu, em Vila Fátima, o último e esperado DDF dos nossos formandos, e, para além de toda emoção que esse momento já proporciona, houve, com essa turma, um impacto ainda maior.  

Os estudantes da turma de 2021, em sua maioria, estão no Loyola desde o 1° Ano do Ensino Fundamental, então suas histórias e a do Colégio já possuem muitas interseções. É sabido que as pessoas dificilmente esquecem onde estudaram, mas será que a escola permanece lembrando de quem passou por ela? Nesse DDF, os alunos descobriram que sim, o Loyola valoriza cada um que compõe a história da Instituição e lembra as pegadas deixadas, afinal, o Colégio é um organismo vivo, com memórias e passado, que existe através das pessoas.  

Para os estudantes, o Dia de Formação representou mais do que uma chance de encontro com a natureza, convivência com os colegas e oportunidade de exercer a escuta do outro, foi também uma experiência afetiva e nostálgica, lembrando o que foi bom e o que fez cada um crescer, não só academicamente, mas na fé, na espiritualidade e no desenvolvimento como cidadãos globais. É por isso que a formação de seres humanos de excelência está entre os pilares da pedagogia inaciana adotada pelo Colégio, “recuperar a trajetória vivida na escolarização básica e perceber que os valores aprendidos são para vida toda e passam a constituir a própria identidade em uma excelência humana que perdura”, afirmou o monitor da Formação Cristã, Leandro Reis. 

Percebidos os percursos traçados por cada um, foi também momento de compartilhar uma “memória agradecida” guiada pelo sentimento coletivo de gratidão. Os estudantes demonstraram uma conexão com a escola, reconhecendo que não acham que aprenderiam tudo que aprenderam no Loyola em qualquer outro lugar e que, ainda que pudessem aprender as disciplinas ensinadas por outros professores, o tratamento e o cuidado que receberam daqueles que os acompanharam na vida acadêmica expandiram a vivência no Colégio e agregaram valores na formação pessoal.  

O DDF provou mais uma vez sua essência cíclica, irrestrita aos muros do Loyola, sendo uma experiência levada para o resto da vida, sentida, saboreada e possuidora de momentos que convergem para uma frase dita por Santo Inácio: “um coração agradecido está sempre apto a receber novos dons”. 

 

Ampliando espaços para a comunidade escolar

  • jul 1, 2026
  • Passo das Artes

Exposição Peopleverse

1 pessoas / 11 nacionalidades / 11 histórias / 11 meses de preparação 
  • jun 24, 2026
  • Aprovados, Conquistas, Ensino Médio

Terceirão 2025 conquista 145 aprovações em universidades do Brasil e do exterior

Resultados incluem colocações de destaque em instituições de referência, aprovações em cursos de alta concorrência e ingresso em universidades internacionais
  • jun 23, 2026
  • Acontece, Cidadania Global

Loyola fortalece conexões com universidades, redes educacionais e instituições culturais no Brasil e no exterior

Participações em eventos acadêmicos, encontros internacionais e iniciativas culturais ampliam o diálogo institucional e reforçam a presença do colégio em diferentes espaços de formação, pesquisa e produção de conhecimento.
  • jun 23, 2026
  • Loyola na Mídia

Conviver não é tolerar. É agir

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.
  • jun 23, 2026
  • Acontece

Equipe diretiva do Loyola participa da Bett Brasil 2026

De cinco a 8 de maio, o time esteve presente em debates relevantes na maior evento de inovação para a educação da América Latina
  • jun 22, 2026
  • Acontece

Arraiá do Padre Inácio reúne cerca de 5,8 mil pessoas em celebração marcada por solidariedade e sustentabilidade

Tradicional festa junina do Colégio Loyola promoveu integração da comunidade educativa com ações inspiradas no tema “Casa de alegria e comunhão”
  • jun 15, 2026
  • Admissão, Conquistas

Processo de Admissão 2027 conta com modalidade exclusiva para estudantes medalhistas em olimpíadas do conhecimento

Nova modalidade de ingresso valoriza trajetórias de excelência acadêmica em competições do conhecimento
  • jun 10, 2026
  • Acontece

Inscrições abertas para a Colônia de Férias

De 13 a 17 de julho, de 13h às 18h
  • jun 10, 2026
  • Acontece, Ensino Fundamental, Infantil

Muito além das letras: como a família pode fortalecer a alfabetização 

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.
  • jun 10, 2026
  • Acontece, Cuidado com o outro, Espiritualidade Inaciana

Amor que Aquece

Doe moletons, jaquetas, agasalhos adultos e infantojuvenis, mantas e cobertores.

Inscreva-se e receba nossas novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias, eventos, projetos e tudo o que acontece na comunidade escolar.
Institucional
  • O Colégio
  • Equipe Diretiva
  • Nossa História
  • Pedagogia Inaciana
  • Arte e Cultura
  • Sustentabilidade
  • Esporte
  • Infraestrutura
  • Documentos Institucionais
  • Política de Privacidade
Acadêmico
  • Projeto Pedagógico
  • Projetos Especiais
  • Hub de Aprendizagem
  • Espaço Francisco
Formação Cristã
  • Formação Cristã
Nossas Redes
Institucional
  • Tempo Magis
  • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
Acesso Rápido
  • Admissão
  • Contato
  • Notícias
Voltar ao topo

O Colégio Loyola é mantido pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.

Av. do Contorno, 7919 – Cidade Jardim, Belo Horizonte – MG, 30110-051     |  (31) 2102-7000

© 2026 Colégio Loyola. Todos os direitos reservados.

Criação de Sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital

Novos alunos
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Nossas Redes