“O Mundo a seus pincéis”
“A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são” – Fernando Pessoa.
A reflexão de Pessoa em tudo tem a ver com a exposição “O Mundo a seus pincéis”, de Juarez Leitão. Os quadros, dispostos no Passo das Artes do Colégio Loyola até 27 de maio de 2022, propõem uma grande aventura entre o real e o imaginário, segundo o artista.
Leitão iniciou seu trabalho como pintor há três anos e, durante esse período, fez cerca de 50 telas. Ele se intitula como um artista abstrato temático. “Todos os meus quadros retratam um lugar, uma paisagem, uma cidade, locais famosos e turísticos, um lugar concreto que existe no mundo e que eu retrato de forma abstrata, com um grafismo geométrico desse local”, afirma Juarez Leitão.
Orgulhoso do processo que levou à construção das obras do pai e satisfeito pelo convite do Loyola para sediar a exposição, Diego Leitão, antigo aluno, contou suas impressões ao retornar à escola pela mostra. “Uma sensação muito incrível de o estar vendo expor neste Colégio que me formou, que me deu uma formação humanitária tão grande. E também vê-lo refletindo esses valores não só de preservação das culturas, mas também da natureza que está presente nas obras dele”, compartilha o filho.
As turmas da 1ª Série do EM visitaram o Passo das Artes e falaram de suas percepções sobre a exibição. “Eu achei a exposição bem interessante, gosto de música clássica e impressionista, então achei que esses quadros parecem um pouco com essas músicas. Tem uma imagem clara o suficiente pra você entender o que é, mas abstrata o bastante para você preencher os espaços com sua própria imaginação”, comenta o estudante Lucas Kopke.
Visite o Loyola para consumir a exposição “O Mundo a seus pincéis” ou saiba mais sobre ela aqui.