Recreio na biblioteca
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é uma responsabilidade que o Loyola tomou para si. Qual jeito melhor do que convidar os estudantes para ocuparem o espaço da Biblioteca e fazê-los associar esse ambiente repleto de conhecimento a uma possível diversão e entretenimento?
“Depois do retorno presencial para a escola, a gente percebeu a necessidade muito grande de atrair os jovens do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio aqui para a Biblioteca, então a gente começou a pensar em novos projetos para atraí-los pra cá”, ressalta a estagiária da biblioteca, Clara Ferreira. Pensando nisso, durante as últimas semanas, as bibliotecárias do nosso Colégio têm elaborado atividades descontraídas para os recreios do turno da manhã. Todos interessados podem participar e opinar com sugestões de outras atrações ou detalhes que serão aproveitados nos dias já programados.
Filmes, séries, playlists musicais, brincadeiras juninas e campeonato de stop já fizeram parte das ações. Essas atividades vieram como uma extensão e desdobramento do “Recreio Legal”, que aconteceu na Semana de Prevenção e Combate ao Bullying.
A mais recente foi o “Esquenta Junino”, em que brincadeiras típicas das festas de São João, como argolas e boca do palhaço, foram recriadas com materiais reciclados, indo ao encontro da sustentabilidade, pilar do nosso Arraial e do cuidado com a Casa Comum. “Os adolescentes gostaram muito, entraram no espírito esportivo e no da festa. Eles supercurtiram”, relata a auxiliar de biblioteca, Ana Beatriz Gomes.
Assim tem sido o engajamento dos estudantes com todas as atividades propostas. Na semana anterior, o campeonato de “stop” foi finalizado, e os vencedores, premiados. Os três primeiros lugares ganharam livros para desenvolverem ainda mais o hábito de leitura, e os demais participantes receberam lembrancinhas pela presença. “Podia fazer outros campeonatos que eu supertoparia”, afirma Letícia Costa, estudante da 1ª Série do EM e 1° lugar no campeonato de stop.
Essas atividades ainda não estão disponíveis para os estudantes do turno da tarde devido às divergências dos horários dos intervalos, não havendo tempo livre na Biblioteca que possibilite esse acontecimento. Contudo, essa situação vem sendo analisada para ser contornada, uma vez que as crianças já demonstraram muito interesse. “Os meninos cobram da gente, eles querem essas atividades também. Eles veem que acontece no turno da manhã porque alguns tem irmãos e parentes aqui”, afirma Ana Beatriz.
Vem muito mais por aí: novos campeonatos e brincadeiras já estão sendo planejados para outros recreios. “A gente já pensou a próxima atividade, mas, por enquanto, é segredo, então não deixem de participar pra descobrir”, convida a auxiliar da biblioteca.
Veja como foi um pouco do campeonato de stop aqui.