Ir para o conteúdo
https://jesuitasbrasil.org.br/
Magis Rede Jesuíta de Educação Superior FLACSI
Colégio Loyola Rede Jesuíta de Educação
  • Quem Somos
    O ColégioEquipe DiretivaNossa HistóriaPedagogia InacianaArte e Cultura
    SustentabilidadeEsportesInfraestruturaDocumentos Institucionais

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Acadêmico
    Projeto PedagógicoProjetos Especiais
    Hub de AprendizagemEspaço Francisco

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    Tempo MagisEscola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Novos Alunos
  • Voltar
  • Uncategorized

No dia da renúncia do Papa Bento XVI

  • Por Loyola
  • 28 fevereiro 2013

Introdução:

Compartilhe

Pe. Germano Cord Neto SJ, reitor e diretor geral
Pe. Walter Falchi Honorato SJ, superior da comunidade jesuíta do Colégio Loyola

O Colégio Loyola é uma escola católica. É a expressão concreta, em Belo Horizonte, da missão educativa da Companhia de Jesus (Jesuítas) para colaborar na missão evangelizadora da Igreja. Para nós, educar para a responsabilidade com o próximo, para a cidadania, para um senso de comunidade e abertura para a transcendência é uma forma de evangelizar humanizando. Somos, portanto, colaboradores na missão da Igreja, que é testemunhar e anunciar a Fé em Jesus Cristo, Deus-feito-homem, promotor de nossa humanidade.
A renúncia do Papa Bento XVI hoje, 28 de fevereiro de 2013, tem profunda significação histórica e grande significado para os rumos da Igreja neste século. Nesta época do ano, a Igreja está celebrando o tempo da Quaresma, tempo de conversão, isto é, um momento em que o apelo para nos voltarmos realmente para Deus é mais contundente. É também tempo de preparação para a Páscoa, uma celebração da certeza de vida nova em Jesus Cristo Salvador. Assim, é oportuno o momento que o Papa escolheu e uma nova forma de ser Igreja pode emergir; vida nova pode brotar.
Com o anúncio da renúncia do Papa, emergem as mais variadas interpretações sobre a situação e o significado da Igreja, envolvendo escândalos e sinalizando divisões internas. Nesse sentido, a desolação provocada pelo conhecimento das feridas e dores da Igreja em nosso tempo, testemunhadas pelo ato de renúncia do Papa, não depõe contra tanto bem, compromisso, coragem e serviço que tantas comunidades e pessoas – leigos, religiosos e a Igreja local – testemunham a cada dia na medida em que suas vidas são mobilizadas pela Fé em Jesus Cristo e pelo sincero desejo de servir à humanidade em busca de justiça, de paz e de realização. Diante disso, na ambivalência própria das palavras e gestos humanos, o ato do Papa criou para nós, cristãos católicos, um momento de reflexão: faço parte ‘desta’ Igreja? Sou Igreja? Para onde vamos? Para onde queremos ir?
Se existe uma crise da liderança, denunciada pelo Papa e identificada com a hierarquia e com a forma de se exercer o poder na Igreja, a pergunta sincera pela nossa pertença e pelo destino da Igreja pode nos levar a outra atitude, isto é, um maior compromisso com a realização de nossa humanidade através do compromisso com uma sociedade mais justa com os pobres e com quem sofre exclusão e estigmatização. A palavra “igreja” nos chegou pelo grego “ecclesia”, que quer dizer “reunião”. Assim, ser Igreja é partilhar dons que só emergem de pessoas reunidas. Essa pertença nos coloca na condição de receber, partilhar e celebrar os dons que nos vêm do outro e do Alto. A isso é que nos confiamos, no dia de hoje e nos que estão por vir, unidos em Igreja e aos homens e mulheres de boa vontade.

Ampliando espaços para a comunidade escolar

  • abr 29, 2026
  • Cuidado com o outro, Cidadania Global, Espiritualidade Inaciana

O cuidado nos conecta: o trabalho social da Rede Jesuíta de Educação

Uma rede que une histórias, oportunidades e pessoas
  • abr 27, 2026
  • Espiritualidade Inaciana, Acontece

Um ano do falecimento do Papa Francisco e seu legado de cuidado e reconciliação

Papa Francisco é recordado por sua atuação à frente da Igreja e por seu impacto global
  • abr 14, 2026
  • Acontece, Cuidado com o outro, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Infantil

XII Semana da Cultura de Paz, Prevenção e Combate ao Bullying promove ações em torno do diálogo e do respeito às diferenças

Com o tema “Construindo uma paz desarmada e desarmante”, as atividades aconteceram de 6 a 10 de abril
  • mar 26, 2026
  • Acontece, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Infantil

AgendaEdu: novo canal oficial de comunicação do Colégio Loyola

O AgendaEdu se tornou o canal oficial de comunicação do Colégio Loyola.
  • mar 26, 2026
  • Acontece, Carbon Free

Colégio Loyola conquista o Selo Carbon Free® e integra projeto de descarbonização

O Colégio Loyola é o primeiro Colégio de Minas Gerais a conquistar o Selo Carbon Free® e a integrar oficialmente um projeto estruturado de descarbonização.
  • mar 20, 2026
  • Cuidado com o outro

Colégio Loyola inaugura o Espaço Francisco, dedicado à cultura do cuidado e da paz 

O novo ambiente integra ações formativas, escuta ativa e práticas restaurativas em sintonia com a missão educativa inaciana 
  • mar 18, 2026
  • Antigos Alunos

Evento convida antigos alunos para reencontro especial no Colégio

No dia 28 de março, o Colégio Loyola promove o #SouLoyola.
  • mar 11, 2026
  • Acontece

Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, visita o Loyola e inaugura a Prainha São José de Anchieta

No dia 10 de março, o Colégio Loyola recebeu a visita do novo Provincial da Companhia de Jesus, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ.
  • fev 25, 2026
  • Acontece

Posse do novo Provincial da Província dos Jesuítas do Brasil 

Na manhã de domingo, 22 de fevereiro, a Província dos Jesuítas do Brasil celebrou, com gratidão e esperança, a posse do novo provincial, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ.
  • fev 10, 2026
  • Aprovados, Conquistas

ENEM – 2025

Nossos estudantes brilharam no ENEM! 

Inscreva-se e receba nossas novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias, eventos, projetos e tudo o que acontece na comunidade escolar.
Institucional
  • O Colégio
  • Equipe Diretiva
  • Nossa História
  • Pedagogia Inaciana
  • Arte e Cultura
  • Sustentabilidade
  • Esporte
  • Infraestrutura
  • Documentos Institucionais
  • Política de Privacidade
Acadêmico
  • Projeto Pedagógico
  • Projetos Especiais
  • Hub de Aprendizagem
  • Espaço Francisco
Formação Cristã
  • Formação Cristã
Nossas Redes
Institucional
  • Tempo Magis
  • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
Acesso Rápido
  • Admissão
  • Contato
  • Notícias
Voltar ao topo

O Colégio Loyola é mantido pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.

Av. do Contorno, 7919 – Cidade Jardim, Belo Horizonte – MG, 30110-051     |  (31) 2102-7000

© 2026 Colégio Loyola. Todos os direitos reservados.

Criação de Sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital

Novos alunos
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Nossas Redes