Logo Loyola
Sem categoria 08/05/2013
Atividade integra realidade brasileira ao aprendizado de Matemática

Atividade integra realidade brasileira ao aprendizado de Matemática

Os alunos do 7º Ano estão respondendo a uma recorrente pergunta quando se aprende Matemática: “onde eu vou usar isso na minha vida?”. Os professores de Matemática Rita Carvalho e César Almeida estão desenvolvendo um projeto na plataforma MOODLE que visa contextualizar o aprendizado de estatística com a realidade brasileira.

A primeira parte da atividade consistiu em alunos realizarem questionários sobre diversos temas como, por exemplo, Legislação da Empregada Doméstica, Royalties do Petróleo e Copa do Mundo aos seus familiares. O segundo momento será a confecção de gráficos para tabular os questionários e a terceira etapa será uma mesa de discussão sobre os resultados.
Segundo os Professores, o ensino da estatística, muitas vezes, era deixado de lado. “Nós percebemos que no ENEM sempre há duas ou três questões sobre essa matéria e, por isso, não poderíamos trabalhá-la sem profundidade”, explica Rita.
Além do desenvolvimento da própria estatística, esse trabalho foi uma maneira de promover a interdisciplinaridade, além de integrar a Matemática ao Projeto de Série do 7º Ano, intitulado “O Brasil que Encanta”. O objetivo do trabalho é aprofundar sobre as diversas regiões do nosso país e suas realidades.

Posts relacionados