Atividade de Ensino Religioso chama a atenção dos alunos do 6º Ano
Para ajudar a sintetizar todo o conteúdo trabalhado durante o primeiro semestre, a Professora de Ensino Religioso do 6º Ano, Suelen dos Santos, propôs que os alunos produzissem jornais com o objetivo de responder a uma pergunta: como os assuntos trabalhados durante as aulas – identidade, valores humanos, atitudes, religião (como aquela que dá sentido para a vida do ser humano), violência e convivência – podem fazer sentido no mundo concreto?
A partir desse ponto, os alunos leram jornais e revistas, a fim de desenvolver a competência de relacionar a realidade com o conteúdo apreendido. Fizeram isso comparando, analisando, discutindo, criticando – tanto lendo notícias quanto fazendo entrevistas.
Para a Professora, o resultado foi satisfatório. “Eu desejei que fossem capazes de, por meio desse trabalho, de modo até divertido, entender a importância do Ensino Religioso na escola e para a vida deles como "seres-com-os-outros" no mundo”, afirma. Para ela, os alunos conseguiram perceber que o exercício da reflexão, algo com o qual o Ensino Religioso trabalha, é importante para a mudança de si mesmo, ponto inicial para a mudança daquilo que está fora de nós.
Todas as turmas participaram dessa atividade, e alguns trabalhos ficaram, aos olhos da Professora, excepcionais. As alunas Sofia Moreira e Alice Brandão, autoras do jornal Gazeta Escolar, ambas da turma E, veem o trabalho como um meio de conhecer a aplicabilidade da religião.
As alunas que produziram o Jornal do Pensador, Alice, Bia, Laura, Marcela e Marina, sentiram que, além do conhecimento adquirido, o trabalho proporcionou que a amizade entre elas se tornasse ainda mais próxima.