Logo Loyola
Sem categoria 04/07/2013
Magis Brasil irá reunir mais de dois mil jovens a partir de 12 de julho

Magis Brasil irá reunir mais de dois mil jovens a partir de 12 de julho

A partir do dia 12 de julho, o Brasil se tornará mais! Cerca de dois mil jovens de 50 países participarão do MAGIS Brasil 2013, encontro organizado pela Companhia de Jesus.

Se, em 1549, desembarcaram em Salvador os primeiros jesuítas enviados ao Brasil, agora, essa será novamente a porta de entrada da maior peregrinação de jovens ligados à ordem religiosa que já passou pelo País.

O MAGIS existe desde 1997 e sempre precede a Jornada Mundial da Juventude no país-sede. Em 2013, os jovens ficarão até o dia 14 na capital baiana e, depois, serão enviados, em grupos de 20 a 30, para 40 cidades, em missões ecológicas, sociais, educacionais, religiosas e culturais. No dia 22, reencontram-se no Rio. Partilham as experiências vividas e, no dia seguinte, integram-se aos milhares de outros participantes da Jornada.

Ivo Rocha Palmeira e Gabriela Torres da Fonseca, antigos alunos do Colégio Loyola, participarão do MAGIS. Naturais de Belo Horizonte, eles sentiram que o tempo dentro dessa instituição fez com que eles se tornassem pessoas preocupadas em fazer sempre mais e fazer o melhor para o outro.

Gabriela sente que “ser voluntária no Magis também é um modo de retribuir a formação acadêmica, pessoal e espiritual que recebi da Companhia de Jesus ao longo da minha vida, não apenas no Colégio Loyola, mas também em diversos outros encontros, experiências e cursos que realizei com os jesuítas”, afirma.
Para Ivo, a maior expectativa é “conhecer novas pessoas, jovens do mundo inteiro, da Europa, Ásia, América Latina, mas principalmente conhecer as diversas culturas que existem dentro do Brasil”, finaliza.

Além dos peregrinos, o MAGIS contará com a ajuda de centenas de voluntários. Silvia Rosa, 21 anos, auxiliará na experiência da Creche Caiçaras, em Belo Horizonte, onde será realizada uma atividade apostólica e de ação social. Para ela, o principal aprendizado do MAGIS será “ver como outros países lidam com a questão da inclusão social, além de construir perspectivas de um mundo melhor através do que a inclusão social e educação significam”, explica. O sentimento de Silvia é compartilhado por todos envolvidos no MAGIS, já que o espírito do evento é buscar a criação de uma realidade nova, de justiça, alegria e amor.

Posts relacionados