Colégio Loyola lança sistema inédito de acompanhamento escolar
Está em fase final de testes uma ferramenta inédita de acompanhamento de desempenho escolar desenvolvida pelo Colégio Loyola: o Magis Acadêmico. Trata-se de um sistema de gestão acadêmica criado pela Diretoria Acadêmica, em parceria com as Coordenações Pedagógicas de Série e o Setor de Tecnologia da Informação.
A nova ferramenta reúne e transforma dados do sistema de gestão acadêmica, gerando informações contextualizadas sobre o rendimento do aluno, de modo que seja possível acompanhar de forma mais eficiente e inteligível sua performance por disciplinas e conteúdos. O objetivo é prestar ao estudante um atendimento personalizado e imediato, tanto acadêmico quanto em relação à sua formação pessoal e social.
De acordo com a Diretora Acadêmica, professora Mércia Almeida, a proposta é registrar e tratar todos os dados relativos ao desenvolvimento do aluno em suas atividades, transformando esses dados em "inteligência tecnológica", possibilitando o acompanhamento sistemático da atuação do estudante por parte dos professores, coordenadores e demais educadores envolvidos no processo. “Essa ferramenta elaborada pela TI vem se ampliando e especializando cada vez mais, no sentido de atender as situações específicas, o que nos possibilita atuar com mais precisão e rapidez no acompanhamento dos alunos, seja para tomar medidas de reforço ou de enriquecimento”, explica Mércia.
“Assim que o aluno termina alguma atividade avaliativa, como a globalizante, por exemplo, os Coordenadores e Assessores já têm os dados que precisam para saber o resultado da série, da turma e do aluno individualmente para, assim, decidir que atitude tomar para que o aluno possa alcançar ou recuperar os requisitos exigidos em uma determinada etapa”, explica Marco Polo Araújo, chefe do Setor de TI.
No momento, três séries estão fazendo o teste piloto, e, até a segunda quinzena de agosto, ele será implantado em todas as Coordenações. Mesmo após estar completamente ativo, o dispositivo ainda será constantemente atualizado, de modo que consiga, de maneira cada vez mais eficaz, contemplar algo tão dinâmico quanto o desempenho acadêmico.