Logo Loyola
Sem categoria 28/02/2011
Dicas para se adaptar ao Acordo Ortográfico

Dicas para se adaptar ao Acordo Ortográfico

“A ortografia da língua portuguesa é regida por um conjunto de normas oficiais sob a forma de acordos ortográficos. No início do século XX, surgiu, em Portugal e no Brasil, a intenção de estabelecer um modelo de ortografia que pudesse ser usado como referência nas publicações oficiais e no ensino em ambos os países, iniciando-se, assim, um longo processo de tentativas de convergência das ortografias usadas em cada país”. (Fonte: Portal da Língua Portuguesa)

A participação do Brasil, na adesão ao Novo Acordo Ortográfico, foi ratificada em decreto, assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 29 de setembro de 2008 (dia do centenário de morte de Machado de Assis), e que estabeleceu a vigência do acordo a partir de 01 de janeiro de 2009.

De forma gradual, o processo de ratificação do Acordo deu mais um passo com a exigência legal na alteração dos livros didáticos e produções oficiais no início de 2010.

O prazo de carência para a oficialização e prática das novas regras ortográficas termina, no nosso país, em dezembro de 2012, e essas regras serão exigidas em concursos públicos, produção de obras (literárias, acadêmicas ou não), produção de documentos oficiais, ou seja, toda a produção escrita executada no Brasil.

O Colégio Loyola, como instituição acadêmica que é, por excelência, oportuniza o acesso ao conhecimento científico e à prática social da linguagem de acordo com as exigências da nova ortografia do Português do Brasil.

Em enquete realizada pelo Colégio Loyola, 46% dos visitantes registraram que dominam ou recorrem a consultas como forma de adaptação às regras, e 52% registraram que ainda não estão atentos a elas. 

Elaboramos uma relação de links para contribuir para o processo de aprendizagem e adaptação às novas regras. 

Posts relacionados