Ir para o conteúdo
https://jesuitasbrasil.org.br/
Magis Rede Jesuíta de Educação Superior FLACSI
Colégio Loyola Rede Jesuíta de Educação
  • Quem Somos
    O ColégioEquipe DiretivaNossa HistóriaPedagogia InacianaArte e Cultura
    SustentabilidadeEsportesInfraestruturaDocumentos Institucionais

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Acadêmico
    Projeto PedagógicoProjetos Especiais
    Hub de AprendizagemEspaço Francisco

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    Tempo MagisEscola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Novos Alunos
  • Voltar
  • Uncategorized

PROPAGANDA: Ideologia, Consumo e Sociedade

  • Por Loyola
  • 17 junho 2011

Introdução:

Compartilhe

A exposição “PROPAGANDA: Ideologia, Consumo e Sociedade” reúne trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 9º Ano/EF em uma atividade interdisciplinar que envolveu os conteúdos de Arte, Geografia, História e Laboratório de Linguagens.

O ponto de partida foi o estudo da Rússia após a Revolução de 1917. Nesse período, a arte soviética tornou-se uma questão política e ideológica para a transformação e socialização. O povo deveria ser educado através da arte da propaganda para poder desenvolver e seguir as novas diretrizes do governo. As mensagens tinham que ser educativas, e o objetivo era ensinar comportamento e transmitir os ideais para a transformação do novo país.

A propaganda, se bem utilizada, é um recurso eficaz de divulgação de ideias. Possui artifícios de convencimento de público capazes de criar uma imagem positiva ou negativa de uma ação, dependendo do objetivo a ser atingido. No caso de países capitalistas da atualidade como o Brasil, diferentemente da antiga União Soviética, as propagandas são criadas para incentivar o consumo de produtos que fazem parte do cotidiano das pessoas e, por outro lado, para alertar sobre as consequências que determinados produtos podem trazer para o consumidor. Enquanto marcas nacionais e internacionais são difundidas pela mídia em imagens que seguem padrões de convencimento de compra, campanhas educativas explicitam danos causados à vida por esses mesmos produtos.

Tanto o socialismo quanto o capitalismo serviram de parâmetro para os alunos criarem seus trabalhos. O desafio proposto a eles foi modificar, digitalmente, um pôster soviético, transformando-o em outros dois bem diferentes. Esses pôsteres deveriam caracterizar uma sociedade capitalista: um pôster veiculando a propaganda de um produto consumido no cotidiano e o outro, uma campanha de cunho social, envolvendo o mesmo produto. A partir da imagem original, os alunos adicionaram, retiraram ou transformaram elementos para transmitir a nova mensagem desejada.  Para isso, foram utilizados os recursos dos programas Photofiltre e Corel Draw.

O resultado desse trabalho foi uma incrível manipulação de imagens e conceitos, causando questionamentos que beiram o inusitado, a ironia e a diversão. 

Amanda Lopes
Daniela Lacerda
Jun/2011

Ampliando espaços para a comunidade escolar

  • jun 23, 2026
  • Acontece, Cidadania Global

Loyola fortalece conexões com universidades, redes educacionais e instituições culturais no Brasil e no exterior

Participações em eventos acadêmicos, encontros internacionais e iniciativas culturais ampliam o diálogo institucional e reforçam a presença do colégio em diferentes espaços de formação, pesquisa e produção de conhecimento.
  • jun 23, 2026
  • Acontece

Conviver não é tolerar. É agir

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.
  • jun 23, 2026
  • Acontece

Equipe diretiva do Loyola participa da Bett Brasil 2026

De cinco a 8 de maio, o time esteve presente em debates relevantes na maior evento de inovação para a educação da América Latina
  • jun 22, 2026
  • Acontece

Arraiá do Padre Inácio reúne cerca de 5,8 mil pessoas em celebração marcada por solidariedade e sustentabilidade

Tradicional festa junina do Colégio Loyola promoveu integração da comunidade educativa com ações inspiradas no tema “Casa de alegria e comunhão”
  • jun 15, 2026
  • Admissão, Conquistas

Processo de Admissão 2027 conta com modalidade exclusiva para estudantes medalhistas em olimpíadas do conhecimento

Nova modalidade de ingresso valoriza trajetórias de excelência acadêmica em competições do conhecimento
  • jun 10, 2026
  • Acontece

Inscrições abertas para a Colônia de Férias

De 13 a 17 de julho, de 13h às 18h
  • jun 10, 2026
  • Acontece, Ensino Fundamental, Infantil

Muito além das letras: como a família pode fortalecer a alfabetização 

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.
  • jun 10, 2026
  • Acontece, Cuidado com o outro, Espiritualidade Inaciana

Amor que Aquece

Doe moletons, jaquetas, agasalhos adultos e infantojuvenis, mantas e cobertores.
  • maio 29, 2026
  • Cuidado com o outro, Acontece

Semana Faça Bonito! é realizada com atividades voltadas à cultura do cuidado

Campanha realizada em todo o país em defesa dos direitos de crianças e adolescentes carregar o lema “Florescer Vida Digna!”
  • maio 19, 2026
  • Acontece, Infantil

Primeiros passos na escola: a coragem de crescer com afeto 

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.

Inscreva-se e receba nossas novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias, eventos, projetos e tudo o que acontece na comunidade escolar.
Institucional
  • O Colégio
  • Equipe Diretiva
  • Nossa História
  • Pedagogia Inaciana
  • Arte e Cultura
  • Sustentabilidade
  • Esporte
  • Infraestrutura
  • Documentos Institucionais
  • Política de Privacidade
Acadêmico
  • Projeto Pedagógico
  • Projetos Especiais
  • Hub de Aprendizagem
  • Espaço Francisco
Formação Cristã
  • Formação Cristã
Nossas Redes
Institucional
  • Tempo Magis
  • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
Acesso Rápido
  • Admissão
  • Contato
  • Notícias
Voltar ao topo

O Colégio Loyola é mantido pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.

Av. do Contorno, 7919 – Cidade Jardim, Belo Horizonte – MG, 30110-051     |  (31) 2102-7000

© 2026 Colégio Loyola. Todos os direitos reservados.

Criação de Sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital

Novos alunos
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Nossas Redes