Logo Loyola
Sem categoria 15/06/2012
Colégio Loyola se une à campanha “Inacianos pelo Haiti”

Colégio Loyola se une à campanha “Inacianos pelo Haiti”

O Colégio Loyola, obra apostólica da Companhia de Jesus, se une a outros colégios jesuítas em todo o mundo por um mesmo objetivo: ajudar na reconstrução da educação no Haiti, ilha do Caribe muito rica culturalmente, mas que ainda se recupera dos danos consequentes de um terremoto em 2010. Alunos, antigos alunos, famílias e colaboradores são convidados a contribuir com a campanha “Inacianos pelo Haiti”.

De caráter multinacional, a iniciativa pretende coletar recursos financeiros para a fundação “Fe y Alegría Haití”, que, junto com o poder público, trabalha no desenvolvimento de projetos e atividades naquele país, principalmente colaborando na construção de escolas e na capacitação de professores, para garantir educação básica para a população.

No Colégio Loyola, a abertura oficial de “Inacianos pelo Haiti” está prevista para o próximo dia 18 de junho, quando começa a coleta de donativos. Hoje, 15, em solenidade no Miniauditório, os representantes de turma foram nomeados embaixadores da campanha e receberam a responsabilidade de mobilizar o grupo de alunos de suas séries em torno do tema.

Para sensibilizá-los, os jesuítas Emílio Travieso e Juan Diego, estudantes da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), contaram aos alunos suas experiências de trabalho com refugiados do Haiti no Brasil e apresentaram também aspectos gerais da conjuntura daquele país e da atuação da Companhia de Jesus, com ênfase nas ações da Fundação Fé e Alegria.

O corpo docente também está mobilizado. Durante a Reflexão Pedagógica, na última quarta-feira, os educadores receberam as principais informações sobre a campanha. Os professores regentes e os de Ensino Religioso irão abordar a história, a cultura e outras dimensões da vida no Haiti no Ensino Fundamental. No Ensino Médio, diversos assuntos relacionados à realidade da ilha caribenha serão tratados conjuntamente pelos professores durante os Seminários Temáticos.

Doações

As doações para a campanha "Inacianos pelo Haiti", dentro do Colégio Loyola, poderão ser feitas em vários momentos, conforme o nível de ensino. De 18 a 22 de junho, a arrecadação acontece no Ensino Fundamental 1, em sala de aula. De 25 a 28, a coleta será feita no Ensino Fundamental 2, nas coordenações de série. No Ensino Médio, o recolhimento dos donativos está previsto para o período de 29 de junho a 3 de julho.

A campanha terá ainda dois momentos importantes para arrecadação: a Festa Junina e a Semana Inaciana. Os interessados em doar, qualquer quantia, poderão procurar o estande da campanha durante o primeiro evento, no dia 23 de junho, e o ponto de coleta, no período de 31 de julho a 3 de agosto.

As doações também continuam pelo site da campanha.

Alunos de outras escolas jesuítas da Província Brasil-Centro Leste se uniram à iniciativa. Eles irão reverter o valor do “gesto concreto” dos Jogos Intercolegiais Jesuítas, que acontecem em agosto no Colégio Loyola, para a campanha “Inacianos pelo Haiti’.

Antigos al

Posts relacionados