Logo Loyola
Sem categoria 24/08/2012
Medida simples melhora o trânsito na entrada do turno da tarde

Medida simples melhora o trânsito na entrada do turno da tarde

Funcionou! A Diretoria do Colégio Loyola disponibilizou mais um funcionário para auxiliar o desembarque das crianças na Rua Sinval de Sá, no horário das 13h às 13h45min, quando ingressam na escola os estudantes do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, e a medida deu certo. A circulação de veículos nos horários de entrada dos alunos melhorou e está fluindo com mais tranquilidade.
 
Além dos dois funcionários que já ficam no início e no fim do quarteirão, entre a Rua Josafá Belo e a Avenida do Contorno, no momento da entrada do turno da tarde, desde o dia 13 de agosto, mais um funcionário está acompanhando as crianças para que os pais possam desembarcá-las no meio do quarteirão, a partir do ponto onde começa o estacionamento rotativo paralelo, sem que seja necessário parar o veículo apenas em frente à portaria.
 
Outras medidas podem contribuir para que o trânsito na porta da escola melhore ainda mais:

– transportar os materiais escolares junto às crianças, evitando estender o tempo de desembarque com a parada para descarregar as mochilas do porta-malas.
– adotar a “Carona Solidária”. Famílias que moram no mesmo prédio ou condomínio se revezam no transporte de suas crianças até a escola. O rodízio favorece, ainda, a economia de combustível, o aumento do tempo livre dos pais e, principalmente, o relacionamento entre os grupos familiares.
– adotar a caminhada ou a “pedalada” até a escola, para aqueles que residem nas proximidades. A prática de exercício físico contribui para o bem-estar e a saúde.
– estacionar nos quarteirões anteriores.
– deslocar-se mais cedo para a escola.
– ceder as vagas da Avenida do Contorno para embarque e desembarque dos escolares.
 
Além dessas alternativas criativas, é importante observar a legislação de trânsito.Veja, a seguir, algumas dicas para uma atitude adequada no trânsito no entorno da escola:

– nunca pare ou estacione em fila dupla e nas faixas de pedestre;
– nunca estacione em esquinas, portas de garagens, vagas reservadas para pessoas com deficiência e para idosos, pontos de ônibus ou de táxis ou em outros locais proibidos;
– não pare no caminho das outras pessoas para não atrapalhar a passagem;
– nunca deixe as crianças descerem no meio da rua;
– diminua a velocidade próximo às áreas escolares;
– use o Transporte Escolar. Além de facilitar o dia a dia de pais e alunos, uma “van” com doze crianças pode representar até 11 veículos particulares a menos no entorno da escola.
 
Lembrete
 
As vagas fixas nas ruas Josafá Belo, Eduardo Porto e Sinval de Sá agora são rotativas, paralelas e com tempo de permanência variando entre duas e cinco horas. Para estacionar nos espaços, é necessário usar o talão do Rotativo; na ausência desse, o condutor fica sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Posts relacionados