Logo Loyola
Sem categoria 07/03/2013
Projeto Grumixama

Projeto Grumixama

Programação completa aqui

Grumixama é o nome de uma árvore originária da Mata Atlântica brasileira. A espécie pode ser encontrada em todo o território nacional e, em Vila Fátima, sítio do Colégio Loyola situado na Pampulha, há dois exemplares dessa bela árvore.

Por serem assim tão especiais, as árvores deram nome ao Projeto de Arte do Colégio Loyola que acontecerá em abril de 2013, em comemoração aos 70 anos da Instituição. Durante uma semana, começando no dia 13/04, Vila Fátima irá se transformar em uma galeria a céu aberto, onde haverá manifestações de Artes Visuais, Música e Teatro. Jardins, dormitórios e todos os demais espaços do sítio irão se tornar palco de diversas apresentações artísticas.

A escolha de Vila Fátima para sediar o Projeto teve como objetivo unir natureza e arte, em um momento de reflexão sobre sustentabilidade, além de possibilitar diferentes graus de contemplação e criar contatos ímpares com o mundo, com ambiente e com o outro. Para a Professora de Artes Amanda Lopes, “a natureza possibilita esse olhar mais contemplativo para obras de arte. É diferente ver uma obra em um ambiente como esse e em uma galeria. É um local para gastar tempo com a arte, viver a arte de maneira completa”, explica.

Alunos do Ensino Fundamental I e II e seus respectivos professores estão realizando projetos em conjunto que irão culminar no momento Grumixama. Algumas das atrações do evento serão: intervenções teatrais protagonizadas por antigos alunos do Colégio; Sarau comandado pelo Professor de Música Sassá em parceria com a Diretoria da APL; Apresentação musical de professores do Loyola; Show da banda Gravis Metalli, liderada pelo professor Matheus Pagy em parceria com antigos alunos do Colégio; Lançamento do CD e apresentação do grupo de flauta “Oficina Instrumental”, formado por alunos do Loyola; distribuição e plantio de mudas e celebração eucarística comandada pelo grupo Oração Pela Arte.

Além disso, alguns artistas consagrados também irão participar. Um deles é o escultor Leandro Gabriel, que produz obras que dialogam com a natureza que serão expostas nos jardins. Um grupo de padres jesuítas também irá exibir suas obras, desta vez nos dormitórios. BAX, um já falecido artista plástico natural de Belo Horizonte, trabalha temas sacros em suas obras, e, por isso, será montado na capela.

Haverá visitas guiadas para colaboradores e alunos que tiverem interesse em visitar o Projeto. Além disso, haverá visitas de escolas públicas e creches. O Grumixama é um evento aberto ao público, portanto, qualquer um que aprecie arte e natureza está convidado a participar de mais esse presente que o Colégio Loyola oferece em seu aniversário. confira a programação completa aqui.

Posts relacionados