Ir para o conteúdo
https://jesuitasbrasil.org.br/
Magis Rede Jesuíta de Educação Superior FLACSI
Colégio Loyola Rede Jesuíta de Educação
  • Quem Somos
    O ColégioEquipe DiretivaNossa HistóriaPedagogia InacianaArte e Cultura
    SustentabilidadeEsportesInfraestruturaDocumentos Institucionais

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Acadêmico
    Projeto PedagógicoProjetos Especiais
    Hub de AprendizagemEspaço Francisco

    Ultimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    Tempo MagisEscola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Novos Alunos
  • Voltar
  • Uncategorized

Pe. Paulo de Arruda D’Elboux- Reitor entre 1976 e 1981

  • Por Loyola
  • 30 abril 2013

Introdução:

Compartilhe

Depois dos três primeiros anos de sacerdócio no Colégio Anchieta de Nova Friburgo, onde trabalhava na Pastoral, fui transferido para o Colégio Santo Inácio para exercer a função de Coordenador do Ensino Fundamental I cargo que ocupei por três anos até a nomeação para a Reitoria do Colégio Loyola em 1976.

Naquela época, a Vice-Província Goianomineira passava a fazer parte da Província do Brasil Centro Leste, depois de quase trinta anos, ligada a Províncias Espanholas. Com a fusão havia necessidade de redistribuir os efetivos com mistura maior de jesuítas brasileiros e espanhóis. Assim, naquele ano, eu era o primeiro jesuíta brasileiro a quebrar a dinastia hispânica.

Tive a felicidade de receber o reitorado do saudoso Pe. Agustín Castejón que revolucionara o processo pedagógico do Colégio Loyola. Dessa forma, em meu primeiro reitorado, recebi um Colégio com uma estrutura de alto nível pedagógico e, sobretudo, com uma equipe de trabalho altamente competente e de um relacionamento de parceria e amizade.

O país estava vivendo os estertores do período de repressão. Muita tensão nos relacionamentos com as instâncias oficiais, sobretudo da área da educação, uma vez que a linha da Associação de Escolas Católicas (AEC) para as escolas era voltada para a Educação Libertadora tendo como inspirador o Prof. Paulo Freire.

Com a parte acadêmica e pedagógica consolidadas, minha atuação voltava-se para a estrutura administrativa e estabilidade em tempo de incertezas. O único patrimônio do Colégio era a residência dos padres. Tudo o mais era comodato da Prefeitura na época da fundação. A pré-escola e o Fundamental I funcionavam em instalações pouco funcionais e pedagógicas localizadas nos “fundos” do Colégio.

Fizemos também a ampliação e reforma da antiga Vila Fátima, em Justinópolis, proporcionando acomodações mais adequadas para as irmãs da Companhia de Maria. Com o trabalho do Pe. Laerte e dos Irmãos Patrício e Antero foram feitas as primeiras reformas na parte esportiva: novas quadras, arquibancadas, cantina, área de lazer e nos espaços internos para serviços.

Se na parte acadêmica e pedagógica a estratégia era dar continuidade ao que estava dando certo, maiores mudanças aconteceram na parte da Pastoral. O trabalho de pastoral começou a ser exercido por uma equipe com o padre encarregando-se dos encontros, celebrações e dias de formação em Vila Fátima. Atravessei um período em que eu era o único jesuíta presente contando com a colaboração de um diácono diocesano sob o acompanhamento cuidadoso da eficiente secretária, D. Alayde que, pela experiência de vida, preocupava-se com os funcionários, sendo para muitos uma conselheira.

A parte de Educação Física, sob a coordenação do prof. Maestro, desenvolveu um bom trabalho com a participação nos jogos intercolegiais com grande entusiasmo dos alunos. Como foi mencionado, tinha uma linha bem popular de Paulo Freire, uma equipe politizada e cheia de interesse.

O Colégio Loyola tinha uma unidade no Planalto, sob o nome de Colégio Loyola-Pampulha. Era mais uma iniciativa do Pe. Agustín que, para garantir uma obra social das irmãs da Companhia de Maria naquele bairro, aproveitou-se da proximidade do ISI, propriedade da Companhia, para seminár

Ampliando espaços para a comunidade escolar

  • mar 26, 2026
  • Acontece, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Infantil

AgendaEdu: novo canal oficial de comunicação do Colégio Loyola

O AgendaEdu se tornou o canal oficial de comunicação do Colégio Loyola.
  • mar 26, 2026
  • Acontece, Carbon Free

Colégio Loyola conquista o Selo Carbon Free® e integra projeto de descarbonização

O Colégio Loyola é o primeiro Colégio de Minas Gerais a conquistar o Selo Carbon Free® e a integrar oficialmente um projeto estruturado de descarbonização.
  • mar 20, 2026
  • Cuidado com o outro

Colégio Loyola inaugura o Espaço Francisco, dedicado à cultura do cuidado e da paz 

O Colégio Loyola inaugurou, no dia 19, o Espaço Francisco.
  • mar 18, 2026
  • Antigos Alunos

Evento convida antigos alunos para reencontro especial no Colégio

No dia 28 de março, o Colégio Loyola promove o #SouLoyola.
  • mar 11, 2026
  • Acontece

Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, visita o Loyola e inaugura a Prainha São José de Anchieta

No dia 10 de março, o Colégio Loyola recebeu a visita do novo Provincial da Companhia de Jesus, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ.
  • fev 25, 2026
  • Acontece

Posse do novo Provincial da Província dos Jesuítas do Brasil 

Na manhã de domingo, 22 de fevereiro, a Província dos Jesuítas do Brasil celebrou, com gratidão e esperança, a posse do novo provincial, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ.
  • fev 10, 2026
  • Aprovados, Conquistas

ENEM – 2025

Nossos estudantes brilharam no ENEM! 
  • fev 9, 2026
  • Conquistas, Aprovados

Loyola nas Federais

As aprovações no vestibular refletem a determinação e o talento dos nossos estudantes.
  • dez 12, 2025
  • Ensino Fundamental, Ensino Médio, Infantil

Listas de Materiais Escolares 2026

As listas de materiais escolares 2026 já estão disponíveis e separadas pelo segmento escolar – Ano/Série.
  • nov 25, 2025
  • Cultura e arte

Semana da Cultura

O Colégio Loyola concluiu a Semana da Cultura 2025, intitulada “Meu Quintal é Maior do que o Mundo”, em um clima de poesia, cor e encantamento.

Inscreva-se e receba nossas novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias, eventos, projetos e tudo o que acontece na comunidade escolar.
Institucional
  • O Colégio
  • Equipe Diretiva
  • Nossa História
  • Pedagogia Inaciana
  • Arte e Cultura
  • Sustentabilidade
  • Esporte
  • Infraestrutura
  • Documentos Institucionais
  • Política de Privacidade
Acadêmico
  • Projeto Pedagógico
  • Projetos Especiais
  • Hub de Aprendizagem
  • Espaço Francisco
Formação Cristã
  • Formação Cristã
Nossas Redes
Institucional
  • Tempo Magis
  • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
Acesso Rápido
  • Admissão
  • Contato
  • Notícias
Voltar ao topo

O Colégio Loyola é mantido pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.

Av. do Contorno, 7919 – Cidade Jardim, Belo Horizonte – MG, 30110-051     |  (31) 2102-7000

© 2026 Colégio Loyola. Todos os direitos reservados.

Criação de Sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital

Novos alunos
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Nossas Redes