Ir para o conteúdo
https://jesuitasbrasil.org.br/
Magis Rede Jesuíta de Educação Superior FLACSI
Colégio Loyola Rede Jesuíta de Educação
  • Quem Somos
    O ColégioEquipe DiretivaNossa HistóriaPedagogia InacianaArte e Cultura
    SustentabilidadeEsportesInfraestruturaDocumentos Institucionais

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Acadêmico
    Projeto PedagógicoProjetos Especiais
    Hub de AprendizagemEspaço Francisco

    Ultimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    Tempo MagisEscola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Novos Alunos
  • Voltar
  • Uncategorized

O JOVEM QUE NÃO FUI (EM MAIO DE 68)

  • Por Loyola
  • 27 junho 2013

Introdução:

Compartilhe

Partilhemos a riqueza do momento da nação. O professor Zé Maria, de português nos brinda com uma excelente reflexão

O JOVEM QUE NÃO FUI

(EM MAIO DE 68)

 

José Maria Soares

Os jovens de ontem são os grisalhos de agora. Isso é evidente. Muitos envelheceram a alma, perderam o amor pela Revolução. Isso não é óbvio. Já não ouvem mais as canções de Dylan nem acham heroico lançar pedras ou defender-se nas barricadas, afinal a praça Sete não é o Quartier Latin. A resposta, meu amigo, o vento levou. E com ele foi Douglas Souza.
Há também os grisalhos, acomodados em suas poltronas, que, em outros momentos da história brasileira, se indignavam e diziam ad nauseam: “Se fosse em outro país, tinham quebrado tudo. Brasileiro é muito manso.”
São estes mesmos grisalhos que agora se entorpecem com informações/deformações da mídia caolha, condenando atos de vandalismo contra o patrimônio.
Separemos o joio do trigo _ Há bandidos infiltrados? Sim. A polícia já prendeu vários. Mas quem tem vilipendiado, dilapidado e aniquilado, por décadas, nosso maior patrimônio _ vida digna para todos? A propósito, quem já foi preso por este crime mais do que hediondo?
Boa parte da imprensa quer nos fazer acreditar que isso só vem ocorrendo na última década. Não. A res publicae foi solapada por múltiplos e sucessivos governos de partidos vários. Chega a ser patético ver agora raposas de vários tons, acuadas pela força das ruas, votando, por unanimidade, migalhas que beneficiem o povo.
Até quando abusarão de nossa paciência? Não tenho o verbo de Cícero, mas tento canalizar minha indignação no diálogo com minhas filhas. Faço esforços por uma revolução doméstica: que elas sejam cidadãs cordiais, corretas _ mas não “cordeirinhas”. Que sejam mais do que meras consumidoras. Para ser apenas consumista, ninguém precisa de civilidade nem de cultura.
Exatamente porque elas gozam de algum conforto, desejo que cresçam sem se transformarem em agentes da desigualdade. Tenho me desculpado diante delas por duas razões: por não ter ido às ruas e pelo jovem que não fui em Maio de 68.

Nota: Este texto é dedicado a Douglas Souza, jovem metalúrgico morto em Belo Horizonte após manifestações de 26/6/13.

Ampliando espaços para a comunidade escolar

  • mar 26, 2026
  • Acontece, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Infantil

AgendaEdu: novo canal oficial de comunicação do Colégio Loyola

O AgendaEdu se tornou o canal oficial de comunicação do Colégio Loyola.
  • mar 26, 2026
  • Acontece, Carbon Free

Colégio Loyola conquista o Selo Carbon Free® e integra projeto de descarbonização

O Colégio Loyola é o primeiro Colégio de Minas Gerais a conquistar o Selo Carbon Free® e a integrar oficialmente um projeto estruturado de descarbonização.
  • mar 20, 2026
  • Cuidado com o outro

Colégio Loyola inaugura o Espaço Francisco, dedicado à cultura do cuidado e da paz 

O Colégio Loyola inaugurou, no dia 19, o Espaço Francisco.
  • mar 18, 2026
  • Antigos Alunos

Evento convida antigos alunos para reencontro especial no Colégio

No dia 28 de março, o Colégio Loyola promove o #SouLoyola.
  • mar 11, 2026
  • Acontece

Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, visita o Loyola e inaugura a Prainha São José de Anchieta

No dia 10 de março, o Colégio Loyola recebeu a visita do novo Provincial da Companhia de Jesus, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ.
  • fev 25, 2026
  • Acontece

Posse do novo Provincial da Província dos Jesuítas do Brasil 

Na manhã de domingo, 22 de fevereiro, a Província dos Jesuítas do Brasil celebrou, com gratidão e esperança, a posse do novo provincial, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ.
  • fev 10, 2026
  • Aprovados, Conquistas

ENEM – 2025

Nossos estudantes brilharam no ENEM! 
  • fev 9, 2026
  • Conquistas, Aprovados

Loyola nas Federais

As aprovações no vestibular refletem a determinação e o talento dos nossos estudantes.
  • dez 12, 2025
  • Ensino Fundamental, Ensino Médio, Infantil

Listas de Materiais Escolares 2026

As listas de materiais escolares 2026 já estão disponíveis e separadas pelo segmento escolar – Ano/Série.
  • nov 25, 2025
  • Cultura e arte

Semana da Cultura

O Colégio Loyola concluiu a Semana da Cultura 2025, intitulada “Meu Quintal é Maior do que o Mundo”, em um clima de poesia, cor e encantamento.

Inscreva-se e receba nossas novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias, eventos, projetos e tudo o que acontece na comunidade escolar.
Institucional
  • O Colégio
  • Equipe Diretiva
  • Nossa História
  • Pedagogia Inaciana
  • Arte e Cultura
  • Sustentabilidade
  • Esporte
  • Infraestrutura
  • Documentos Institucionais
  • Política de Privacidade
Acadêmico
  • Projeto Pedagógico
  • Projetos Especiais
  • Hub de Aprendizagem
  • Espaço Francisco
Formação Cristã
  • Formação Cristã
Nossas Redes
Institucional
  • Tempo Magis
  • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
Acesso Rápido
  • Admissão
  • Contato
  • Notícias
Voltar ao topo

O Colégio Loyola é mantido pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.

Av. do Contorno, 7919 – Cidade Jardim, Belo Horizonte – MG, 30110-051     |  (31) 2102-7000

© 2026 Colégio Loyola. Todos os direitos reservados.

Criação de Sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital

Novos alunos
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Nossas Redes