Logo Loyola
Sem categoria 17/07/2013
Textos de alunos são publicados na revista Veja BH

Textos de alunos são publicados na revista Veja BH

Para trabalhar o gênero textual “carta ao leitor”, a Professora de Português, Cláudia Diniz, propôs aos alunos do 8º Ano do Colégio Loyola que escolhessem uma matéria de alguma revista e fizessem uma análise crítica. Depois de escrito, o texto deveria ser mandado para a respectiva editora. Dentre os trabalhos executados, três deles foram publicados na edição de julho da revista Veja BH.

Os alunos se envolveram bastante no trabalho, principalmente colocando em prática o conhecimento adquirido. Vitor Tafuri explica que trabalhos assim fazem com que a aprendizagem se fixe melhor: “Esse foi um jeito da gente mostrar o que sabemos para toda a região metropolitana de Belo Horizonte e, dessa forma, poder mudar alguma coisa”, finaliza.

Marina Rocha, turma C, ficou muito surpresa ao ver o seu texto publicado na revista. “Eu pensei que não iria sair. Todos os dias muitos textos devem ser enviados para a redação do semanário. Eu fiquei muito feliz quando eu vi”, conta Marina.

Esse trabalho faz parte do Projeto de Série “E eu com isso?” já que se trata de um exemplo do exercício da cidadania, além de sair da teoria e trabalhar o poder de argumentação dos alunos. Para o Coordenador do 8º Ano, Ennio Alberto, a atividade contempla os pilares do Projeto de Série, cidadania, autonomia e identidade. “Eu me sinto muito orgulhoso vendo os alunos sendo sujeitos da sociedade”, afirma.

A Professora Claúdia Diniz completa: “Esse, para mim, é o gênero com o qual se pode expressar mais cidadania. Redigimos para elogiar, refletir, criticar, solicitar, reclamar. Nos tornamos cidadãos realmente”, explica.
Além de Marina e Vitor, o aluno Danilo também teve seu texto publicado na revista Veja. Confira os três depoimentos:
 
Danilo Assis milagres Rodrigues
“Estive presente em uma das manifestações em BH ( “O dia em que a cidade parou”, 3 de julho). Apesar de concordar que o Brasil precisa de melhorias, não aprovo o que está acontecendo em Belo Horizonte e no Brasil inteiro. Vândalos estão quebrando tudo por onde passam. As patrocinadoras da Copa das Confederações (Kia e Hyundai) tiveram suas lojas, na Avenida Antônio Carlos, queimadas. O enorme prejuízo dos donos foi causado pelos vândalos infiltrados nas manifestações.

Marina Rocha de Oliveira
Gostei da matéria sobre os protestos. Mas gostaria de sugerir que em outra edição fossem apresentados aspectos mais positivos das manifestações. Não percebo a conotação negativa na reportagem. Vários meios de comunicação cometem o mesmo tipo de equívoco ao falar somente do vandalismo.

Vitor Tafuri Ceolin
Os vândalos, além de prejudicar os donos das lojas que são destruídas, acabam afastando as pessoas que iriam aos protestos para lutar por seus direitos.

Posts relacionados