Logo Loyola
Alunos 05/09/2017
Encontro de Formação Integral RJE

Encontro de Formação Integral RJE

Alunos de escolas jesuítas de todo o Brasil reúnem-se no Colégio Loyola
_____

O Loyola recebe, a partir desta terça-feira (5/9), o 2º Encontro de Formação Integral da Rede Jesuíta de Educação. Essa é a segunda vez que o Colégio é selecionado para receber o evento, que reúne 45 alunos de escolas jesuítas de todo o Brasil. Os participantes foram recebidos com um almoço e uma missa. Em seguida, os alunos partiram para Vila Fátima, unidade do Loyola na região da Pampulha, onde vivenciarão 11 dias de atividades.

A reunião tem como base a estrutura metodológica do Curso Taller Nacional Ignacio, que propõe exposições, dinâmicas, momentos de reflexão, oração, celebração e partilha inspirados na vida de Santo Inácio de Loyola e à luz dos Exercícios Espirituais, trabalhados em uma linguagem própria para os jovens de 15 a 17 anos.

O Delegado para Educação Básica da Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mário Sündermann, SJ, participou desse momento de recepção e observou que a nova edição do encontro chega para validar uma proposta de grande êxito, que foi muito bem avaliada pelos participantes em 2016. A procura pelas inscrições na etapa de 2017 foi imediata. “Nada pode ser mais integral do que uma imersão como essa, em que as diversas formas de aprendizagem transcendem todas as atividades”, resumiu Pe. Mário.

Os principais temas trabalhados são: autoconhecimento, espiritualidade e liderança inacianas, técnicas de oratória, sustentabilidade, meios de comunicação, além de experiências de voluntariado e imersão sociocultural.

O objetivo geral é colaborar com a formação integral dos estudantes da RJE, fortalecendo as dimensões afetiva, espiritual, ética, comunicativa e sociopolítica, por meio de uma experiência profunda com Deus, iluminada pelo modo de proceder Inaciano.

Os alunos ficam concentrados em Belo Horizonte até o dia 15 de setembro. Ao retornarem, eles vão se tornar multiplicadores dessa experiência, nos colégios de origem.

Posts relacionados