Ir para o conteúdo
https://jesuitasbrasil.org.br/
Magis Rede Jesuíta de Educação Superior FLACSI
Colégio Loyola Rede Jesuíta de Educação
  • Quem Somos
    O ColégioEquipe DiretivaNossa HistóriaPedagogia InacianaArte e Cultura
    SustentabilidadeEsportesInfraestruturaDocumentos Institucionais

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Acadêmico
    Projeto PedagógicoProjetos Especiais
    Hub de AprendizagemEspaço Francisco

    Ultimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades↗
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    Tempo MagisEscola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Novos Alunos
  • Voltar
  • Colaboradores

Comitê Covid-19 Loyola Discente

Estudantes participam do debate sobre volta às aulas presenciais.
  • Por Loyola
  • 14 setembro 2020

Introdução:

Compartilhe

O Loyola está criando um espaço para envolver seus estudantes no debate sobre a retomada das atividades presenciais após o fim do isolamento. Principais protagonistas do processo educativo, eles solicitaram ao Colégio uma escuta direta de suas percepções em relação ao assunto. Sua participação ativa nessa importante reflexão da comunidade foi acolhida, tendo em vista que eles poderão nos ajudar a compreender melhor a mudança de época que estamos vivendo.

Atualmente, o Loyola se prepara internamente para a volta às aulas presenciais, quando for autorizado pelos órgãos competentes de Saúde e Educação e pela Rede Jesuíta de Educação, o que ainda não tem data definida. Para viabilizar a escuta e a participação dos estudantes nesse momento, foi criado o Comitê Covid-19 Loyola Discente. O principal objetivo é facilitar o diálogo com os representantes dos alunos e viabilizar o envolvimento deles nos processos de reconfiguração do Colégio após o fim do isolamento social.

A demanda dos estudantes surgiu durante a realização de uma pesquisa sobre o tema junto às famílias. Tendo em vista que a educação jesuíta está centrada na formação integral e valoriza a aquisição da autonomia, a constituição do Comitê é uma resposta da escola ao desejo de diálogo, também considerada como oportunidade para o exercício da liderança e do serviço aos demais nas diferentes instâncias da organização escolar e da vida fora dela.

De acordo com Ana Flávia Bitencourt, educadora da equipe de Formação Cristã e uma das mediadoras do Comitê Covid-19 Loyola Discente, até o momento, o comitê realizou dois encontros virtuais. O primeiro aconteceu para encaminhamentos sobre a constituição do grupo, que terá a presença de estudantes do Ensino Médio e do 9º Ano do Ensino Fundamental, além de educadores mediadores. O outro, para que os estudantes pudessem compartilhar as percepções deles sobre uma possível reabertura do Colégio e a retomada das atividades presenciais.

Como primeira ação concreta, os estudantes do Comitê Covid-19 Loyola Discente estão atuando na mobilização dos colegas para realização da avaliação diagnóstica da aprendizagem no contexto atual. Ela será a base do planejamento pedagógico enquanto as atividades estiverem sendo oferecidas em modo remoto e também após o retorno. De acordo com Ana Flávia, uma outra iniciativa é a proposição de uma pesquisa, elaborada e destinada aos estudantes dos vários níveis de ensino do Colégio. A ideia é mapear percepções e necessidades dos estudantes com vistas à retomada das aulas presenciais.

Como estudantes de uma escola jesuíta, nossos jovens estão empenhados em colaborar na construção de um modelo de vida humana reconciliado com a criação, refletindo e discernindo sobre soluções para fazer frente ao desequilíbrio ecológico, como sugere a preferência pelo “cuidado com a casa comum” estabelecida pela Companhia de Jesus como missão pelos próximos dez anos (2019-2029). Também nossos educadores, orientados pela preferência do acompanhamento da juventude e pela pedagogia inaciana, têm na abertura de espaços de contribuição dos jovens o foco da construção de um futuro mais promissor e mais cheio de esperança.

Ampliando espaços para a comunidade escolar

  • mar 26, 2026
  • Acontece, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Infantil

AgendaEdu: novo canal oficial de comunicação do Colégio Loyola

O AgendaEdu se tornou o canal oficial de comunicação do Colégio Loyola.
  • mar 26, 2026
  • Acontece, Carbon Free

Colégio Loyola conquista o Selo Carbon Free® e integra projeto de descarbonização

O Colégio Loyola é o primeiro Colégio de Minas Gerais a conquistar o Selo Carbon Free® e a integrar oficialmente um projeto estruturado de descarbonização.
  • mar 20, 2026
  • Cuidado com o outro

Colégio Loyola inaugura o Espaço Francisco, dedicado à cultura do cuidado e da paz 

O Colégio Loyola inaugurou, no dia 19, o Espaço Francisco.
  • mar 18, 2026
  • Antigos Alunos

Evento convida antigos alunos para reencontro especial no Colégio

No dia 28 de março, o Colégio Loyola promove o #SouLoyola.
  • mar 11, 2026
  • Acontece

Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, visita o Loyola e inaugura a Prainha São José de Anchieta

No dia 10 de março, o Colégio Loyola recebeu a visita do novo Provincial da Companhia de Jesus, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ.
  • fev 25, 2026
  • Acontece

Posse do novo Provincial da Província dos Jesuítas do Brasil 

Na manhã de domingo, 22 de fevereiro, a Província dos Jesuítas do Brasil celebrou, com gratidão e esperança, a posse do novo provincial, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ.
  • fev 10, 2026
  • Aprovados, Conquistas

ENEM – 2025

Nossos estudantes brilharam no ENEM! 
  • fev 9, 2026
  • Conquistas, Aprovados

Loyola nas Federais

As aprovações no vestibular refletem a determinação e o talento dos nossos estudantes.
  • dez 12, 2025
  • Ensino Fundamental, Ensino Médio, Infantil

Listas de Materiais Escolares 2026

As listas de materiais escolares 2026 já estão disponíveis e separadas pelo segmento escolar – Ano/Série.
  • nov 25, 2025
  • Cultura e arte

Semana da Cultura

O Colégio Loyola concluiu a Semana da Cultura 2025, intitulada “Meu Quintal é Maior do que o Mundo”, em um clima de poesia, cor e encantamento.

Inscreva-se e receba nossas novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias, eventos, projetos e tudo o que acontece na comunidade escolar.
Institucional
  • O Colégio
  • Equipe Diretiva
  • Nossa História
  • Pedagogia Inaciana
  • Arte e Cultura
  • Sustentabilidade
  • Esporte
  • Infraestrutura
  • Documentos Institucionais
  • Política de Privacidade
Acadêmico
  • Projeto Pedagógico
  • Projetos Especiais
  • Hub de Aprendizagem
  • Espaço Francisco
Formação Cristã
  • Formação Cristã
Nossas Redes
Institucional
  • Tempo Magis
  • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
Acesso Rápido
  • Admissão
  • Contato
  • Notícias
Voltar ao topo

O Colégio Loyola é mantido pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.

© 2026 Colégio Loyola. Todos os direitos reservados.

Criação de Sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital

Novos alunos
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Nossas Redes