Logo Loyola
Acontece 11/12/2020
3ª Série EM conclui Educação Básica

3ª Série EM conclui Educação Básica

“A pandemia marcou nossas vidas, mas o que celebramos hoje tem relação com o que vivemos ontem e com a esperança do amanhã”.

_____

Tendo nessas palavras o fio condutor da homilia da missa em ação de graças pela conclusão da Educação Básica da 3ª Série do Ensino Médio, em 2020, o diretor geral do Colégio Loyola, Pe. Mário Sündermann SJ, conduziu estudantes, famílias e educadores a um exercício contemplativo sobre o processo formativo numa escola da Companhia de Jesus.

A missa foi celebrada pelo Pe. Álvaro Pereira SJ, diretor de Formação Cristã, na noite dessa quinta-feira, na Paróquia Santo Inácio, seguindo-se todas as orientações da Arquidiocese de Belo Horizonte e autoridades públicas locais. Concelebrada pelos padres Eduardo Henriques SJ e João Roberson SJ, a Eucaristia foi transmitida pelo canal da TV Loyola no Youtube.

Perdeu a celebração? Veja o vídeo na íntegra.

Pe. Mário SJ fez memória do início do ano letivo. “Imaginávamos chegar ao dia da formatura de um jeito diferente. Estávamos certos. Realmente chegamos de um jeito diferente. Diferente até demais. Nossos sonhos e expectativas foram transformados, parte deles, deixada pelo caminho, parte adiada para o futuro”, relembrou.

O diretor geral ressaltou, entretanto, a necessidade de reconhecer os frutos do conhecimento construído. “Alguém de vocês ainda se lembra da Campanha Inacianos Pelo Haiti, da doação de cabelos para o Hospital Mário Penna? Gestos de solidariedade e compaixão que brotam desse colégio, muitas coisas boas vividas”, recuperou. Reconhecendo as ausências, ele reafirmou as presenças marcantes, deixando aberta a possibilidade de realizar, no próximo ano, algumas atividades que não foram possíveis em 2020.

Por fim, Pe. Mário destacou que o fato de termos chegado juntos ao fim desse ciclo deve ser muito valorizado e comemorado, pois mostra que “estávamos seguros pelas mãos do Senhor” e que, como afirma São Paulo aos Romanos, “nada nos separa do amor de Deus”. Ele manifestou gratidão aos professores da 3ª Série EM, à coordenadora pedagógica da série, Erika Almeida, aos auxiliares e a toda equipe diretamente envolvida com os formandos.

Agradecida por ter participado da formação dos estudantes do “3ºRÃO 2020”, a coordenadora Erika diz que cada um “leva consigo a consciência de sua liberdade e o poder para transformar o mundo; habilidades cognitivas e socioemocionais para realização pessoal e profissional; o compromisso em fazer parte de um mundo diverso, ético, justo e melhor. Leva sua compaixão, sensibilidade e cuidado com a dignidade humana ‘para poder continuar o sonho de Deus’. E, ainda, amizades, o carinho dos professores e educadores, seus dons e tesouros”.

Na ocasião, Pe. Mário fez também um agradecimento especial ao Pe. Álvaro, que esteve à frente da Formação Cristã nos últimos anos e foi chamado para nova missão na Companhia de Jesus, coordenando a Pastoral dos jesuítas estudantes de Teologia do Centro Internacional de Formação (CIF) e acompanhando as obras apostólicas e comunidades jesuítas do Núcleo Apostólico Belo Horizonte e Santa Luzia.

Pe. Álvaro encerrou a celebração abençoando os formandos e dizendo que continua contando com os agora antigos alunos e alunas para que se possa levar “pão repartido, alegria grande, coisas bonitas, ao povo que está sofrendo”. A todas as famílias que ele acompanha desde o 8º Ano, desejou “Feliz Natal do Senhor, repartir o pão e cuidar uns dos outros”, e finalizou dizendo que o Loyola continuará sendo sempre sua casa.

Entramos para aprender, saímos para servir!

Posts relacionados