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Destaque 11/11/2021
Projeto Somos África

Projeto Somos África

O 4° Ano do Ensino Fundamental no Colégio Loyola aprende, em seu percurso curricular, sobre a formação do povo brasileiro, originado da miscigenação. Neste ano já aprenderam sobre a história e influência dos indígenas na sociedade atual e, agora, na terceira etapa, aprendem sobre o passado africano e os desdobramentos da influência dele na nossa cultura com o projeto “Somos África”. 

Enriquecendo o trabalho em sala de aula, os estudantes também estão lendo o livro “O que há de África em nós”, de Wlamyra Albuquerque e Walter Fraga. A partir desse material, eles têm a oportunidade de se conectarem um pouco mais com a cultura africana, percebendo as influências dela na culinária, na música e na língua portuguesa. Também foi uma oportunidade das professoras trabalharem a história dos reinos africanos, da dominação da mineração que eles possuíam, suas riquezas e culturas para além do senso comum e da narrativa colonizadora que subjuga a África ao contexto de pobreza extrema. 

A percepção que a cultura africana exerce uma influência direta na nossa não apenas auxilia na valorização de ambas, como também corrobora para uma ação de reflexão e combate ao preconceito e ao racismo desde a infância. O livro também participou desse processo, segundo a Professora Regente Glauce Ferreira, “as crianças se incomodam com a maneira vil que os africanos escravizados eram tratados”, o que é retratado no material de estudo como forma de alimentar a pulsão pela construção de uma sociedade mais igualitária. 

Faz parte da proposta pedagógica do Colégio Loyola a “Educação a serviço da Fé que promove a Justiça” e, seguindo as Características da Educação da Companhia de Jesus, “o currículo inclui uma análise crítica da sociedade, adaptada ao nível de idade dos alunos […], com uma reflexão baseada no contato direto com dimensões estruturais da injustiça”. O desejo é que todos sigamos os passos de Santo Inácio e prosperemos enquanto uma comunidade respeitosa que acolhe cada e todos os indivíduos, da forma como são. 

 

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