O curso de aprofundamento para o Vestibular Seriado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi retomado esta semana, com aulas destinadas exclusivamente aos estudantes da 1ª Série do Ensino Médio. As atividades ocorrem às terças, quintas e sextas-feiras, reunindo interessados em uma preparação extensiva para o vestibular seriado.
A proposta do curso é complementar a formação já desenvolvida nas aulas regulares. Os encontros funcionam como aulas autônomas, sem encadeamento sequencial, favorecendo a revisão de conteúdos estratégicos e o foco em temas recorrentes nas provas, alinhando-se aos conteúdos prioritariamente abordados pela UFMG.
O projeto conta com a participação de professores do Colégio, além de docentes convidados, ampliando as abordagens e perspectivas sobre os conteúdos trabalhados.
Os retornos mais recentes reforçam a efetividade do curso. Nos resultados mais recentes, referentes ao mês de dezembro, um grupo de estudantes alcançou o top 100, tendo, inclusive, alcançado a nota máxima na questão discursiva, dentre os mais de 37.000 participantes, indicando o desempenho alcançado pelos participantes do curso.
A experiência tem se mostrado decisiva para o desenvolvimento de competências exigidas no vestibular seriado, especialmente na elaboração de respostas discursivas, etapa que concentra peso significativo no processo seletivo.