Estudantes do 9º Ano participam de debates
A atividade proporciona uma simulação das discussões que ocorrem na Organização das Nações Unidas (ONU). Nela, os estudantes participam de debates, elaboram ações políticas e exercem princípios de diplomacia e relações internacionais, com o objetivo de resolver problemas que afetam o país e o mundo.
O 9º MUN conta com o apoio dos estudantes do Ensino Médio, que atuam como delegados nos comitês. Eles têm a oportunidade de aplicar o que aprenderam durante o Loyola MUN e ajudar os novatos a se familiarizarem com o universo das simulações.
A atividade aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro e, durante a cerimônia de abertura, o diretor geral do Colégio Loyola, Pe. André Araújo, SJ, desejou um compromisso verdadeiro dos estudantes com a atividade: “Que haja, portanto, nestes dias, entre vocês, um compromisso constante com a verdade, levado adiante por ações e proposições responsáveis, visando ao desenvolvimento da criatividade e da análise crítica da realidade, à luz dos princípios cristãos. Que exista, ainda, um compromisso de vivência profunda da fraternidade, manifestada no relacionamento interpessoal, tendo o diálogo como modo de compreensão mútua e de superação das dificuldades, com sinceridade e simplicidade no agir, priorizando o bem comum sobre os interesses individuais, desenvolvendo o espírito de solidariedade e cooperação em lugar da mera competição, sensibilidade às necessidades do outro, nascida da disponibilidade para servir. De igual modo, que se nutra o compromisso com o respeito aos ideais daqueles que, abertos ao transcendente, embora reconheçam estar envolvidos com as realidades terrestres, sejam conscientes de que não têm neste mundo morada permanente e devem viver como peregrinos da fé, numa etapa transitória de plena realização humana, iluminada pela esperança na vida futura.”