Logo Loyola
Colaboradores 30/09/2016
Formação Contínua

Formação Contínua

Profissionais do Colégio Loyola ampliam excelência humana e acadêmica em programa da Rede Jesuíta
_____

A preocupação da Rede Jesuíta de Educação (RJE) em capacitar os educadores em novos horizontes teórico-práticos e no conhecimento da proposta pedagógica jesuítica se consolidou no Programa de Formação Contínua. No final de agosto, foram assinados dois convênios com o programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, em São Leopoldo (RS). A construção dos cursos se deu entre Diretores Acadêmicos dos Colégios e Universidade, sendo celebrados entre o Delegado para a Educação Básica da RJE, P. Mário Sündermann, e o Pró-Reitor Acadêmico da Unisinos, P. Pedro Gilberto Gomes.

A parceria já está dando resultados, nos centros de aprendizagem da Rede, com a seleção de profissionais para as turmas de Mestrado e Especialização. Foram selecionados para o curso de Especialização em Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeitos e contemporaneidade, na modalidade à distância, Andréia Pereira Gonçalves (coordenadora da Biblioteca), Daniel Coscarelli de Abreu e Silva (professor do Laboratório de Ciências), Leandro da Matta Reis (professor de Educação Física e monitor da Formação Cristã), Ênnio Alberto Filho (assessor pedagógico referência e professor de física), Maria Eponina de Abreu Torres (assessora pedagógica de referência e professora de Sociologia), Marisa Ribeiro Silva (assessora pedagógica de referência e professora de História) e Valéria Ribeiro de Castro Zacharias (coordenadora do 2º Ano EF), todos colaboradores do Colégio Loyola; e Patrícia Terenzi Salomão, diretora da Creche Caiçaras. O objetivo é qualificar e capacitar os profissionais de diversos setores do Colégio na identidade, missão e tradição educativa jesuíta.

No processo seletivo da Unisinos para o Mestrado Profissional em Gestão Educacional, foram aprovados Agripa Mairink, coordenador de Formação Humana e Cristã; e Dayse Lacerda, gerente de Comunicação. Em meados de outubro, eles iniciarão as aulas na Universidade. O diretor geral do Colégio Loyola, Juliano Oliveira, considera que o Programa de Formação Contínua atende a dois aspectos fundamentais do processo de qualificação da proposta pedagógica de acordo com os preceitos da Companhia de Jesus. “Ao mesmo tempo em que os profissionais participantes tornam-se referência interna em relação aos aspectos da proposta educativa aplicados ao Colégio, eles passam a formar também um corpo técnico que colabora para a Rede Jesuíta de Educação como um todo”, conclui.

Posts relacionados