Semana Mundial do Meio Ambiente
Estímulo à imaginação de alunos do Ensino Fundamental ajuda a inserir consciência ambiental no cotidiano
_____
Se um amigo alienígena o procurasse para ajudar a resolver os problemas ambientais de seu planeta natal, quais seriam suas sugestões? É provável que em algum momento aparecessem as palavras reduzir, reciclar e reutilizar, os “3 Rs” da sustentabilidade. Esses conceitos são trabalhados de forma lúdica pela equipe do 1º Ano do Ensino Fundamental do Loyola, que criou o personagem Verdosvaldo para estimular o cuidado com o ambiente entre a turminha que está começando a trajetória no Colégio.
A professora de artes, Rose Amaral, explica que a narrativa fantástica estimula o imaginário e promove o repensar do cotidiano. A coordenadora de série, Eduarda Lannes, acrescenta que muitos alunos já têm familiaridade com informações sobre preservação do ambiente, mas de forma fragmentada. Durante as aulas e, com o auxílio do personagem, há um estímulo para conectar esses princípios com a rotina diária. As atividades inserem-se no Projeto de Série, cujo tema é Identidade, formando uma rede com outros aprendizados vinculados à saúde, ao ato de brincar, à família e à comunidade, entre outros.
Até essa quinta-feira (01/06), os alunos só conheciam Verdosvaldo por carta. Na Semana Mundial do Meio Ambiente, ele se apresentou a todas as turmas, prometendo voltar no futuro para contar como foi a experiência de aplicar as propostas dos pequenos. Além de aprender técnicas de compostagem e reaproveitamento de materiais, a exemplo do papel machê, as crianças vão produzir acessórios – braceletes, cintos e outros objetos – que simbolizam os “poderes” necessários aos ajudantes da preservação. Tudo dentro dos conceitos dos 3Rs. A culminância das atividades será na Festa Literária Artístico-Cultural/Semana de Cultura, Arte e Literatura & Feira do Livro do Loyola, no início de julho.