Ir para o conteúdo
https://jesuitasbrasil.org.br/
Magis Rede Jesuíta de Educação Superior FLACSI
Colégio Loyola Rede Jesuíta de Educação
  • Quem Somos
    O ColégioEquipe DiretivaNossa HistóriaPedagogia InacianaArte e Cultura
    SustentabilidadeEsportesInfraestruturaDocumentos Institucionais

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Acadêmico
    Projeto PedagógicoProjetos Especiais
    Hub de AprendizagemEspaço Francisco

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    Tempo MagisEscola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Novos Alunos
  • Voltar
  • Acontece

Territórios Loyola e sua vizinhança

Samy Lansky desenvolve projetos para escolas
  • Por Loyola
  • 04 novembro 2021

Introdução:

Compartilhe

O arquiteto Samy Lansky desenvolve projetos para espaços escolares, culturais e de lazer públicos e privados. Desde 1993, planeja e constrói espaços com crianças, sejam esses na escala urbana, escolares, públicos, de recreação ou culturais. Em parceria com o arquiteto, o Colégio Loyola está desenvolvendo um plano participativo para espaços de aprendizagem.  

A proposta é desenvolver com um grupo intergeracional de estudantes, de todas as séries e ex-alunos, um mapeamento afetivo das potencialidades do campus, dos locais de brincadeira para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, da relação com as calçadas e ruas do entorno. Os educadores estão participando dos grupos auxiliando os estudantes com a elaboração das ideias.  

Os encontros acontecem de 15 em 15 dias e contam com várias etapas. No primeiro encontro, os grupos se apresentaram e debateram os espaços do Colégio, o que pode ser melhorado e a importância dos espaços no dia a dia. O ponto chave do debate foi pensar no Loyola como agente social na cidade, principalmente no bairro onde está localizado. O projeto visa melhorar o espaço externo também, a fim de fidelizar o Colégio como agente social e parte da vida de toda comunidade, não somente de colaboradores, famílias e estudantes.  

Nos encontros seguintes, os grupos foram apontando os espaços de que mais gostam no Colégio e aqueles em que eles enxergaram potencialidades para intervenções. O projeto agora está na fase de apresentação de ideias, na qual os grupos apresentam propostas (maquetes ou desenhos) para os espaços do Colégio.  

O cuidado com a Casa Comum é uma missão do Colégio e está presente nesse projeto, pois somos preocupados com o meio ambiente e queremos ser um ambiente mais sustentável. Ampliar as áreas de permeabilidade do solo, manejo de resíduos e ampliar as possibilidades de manuseio da água, utilizando água reaproveitável, estão nos planos de Samy e de sua equipe.  

No último encontro, os grupos apresentaram propostas de intervenção no Colégio. 

Ampliando espaços para a comunidade escolar

  • jul 1, 2026
  • Passo das Artes

Exposição Peopleverse

1 pessoas / 11 nacionalidades / 11 histórias / 11 meses de preparação 
  • jun 24, 2026
  • Aprovados, Conquistas, Ensino Médio

Terceirão 2025 conquista 145 aprovações em universidades do Brasil e do exterior

Resultados incluem colocações de destaque em instituições de referência, aprovações em cursos de alta concorrência e ingresso em universidades internacionais
  • jun 23, 2026
  • Acontece, Cidadania Global

Loyola fortalece conexões com universidades, redes educacionais e instituições culturais no Brasil e no exterior

Participações em eventos acadêmicos, encontros internacionais e iniciativas culturais ampliam o diálogo institucional e reforçam a presença do colégio em diferentes espaços de formação, pesquisa e produção de conhecimento.
  • jun 23, 2026
  • Loyola na Mídia

Conviver não é tolerar. É agir

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.
  • jun 23, 2026
  • Acontece

Equipe diretiva do Loyola participa da Bett Brasil 2026

De cinco a 8 de maio, o time esteve presente em debates relevantes na maior evento de inovação para a educação da América Latina
  • jun 22, 2026
  • Acontece

Arraiá do Padre Inácio reúne cerca de 5,8 mil pessoas em celebração marcada por solidariedade e sustentabilidade

Tradicional festa junina do Colégio Loyola promoveu integração da comunidade educativa com ações inspiradas no tema “Casa de alegria e comunhão”
  • jun 15, 2026
  • Admissão, Conquistas

Processo de Admissão 2027 conta com modalidade exclusiva para estudantes medalhistas em olimpíadas do conhecimento

Nova modalidade de ingresso valoriza trajetórias de excelência acadêmica em competições do conhecimento
  • jun 10, 2026
  • Acontece

Inscrições abertas para a Colônia de Férias

De 13 a 17 de julho, de 13h às 18h
  • jun 10, 2026
  • Acontece, Ensino Fundamental, Infantil

Muito além das letras: como a família pode fortalecer a alfabetização 

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.
  • jun 10, 2026
  • Acontece, Cuidado com o outro, Espiritualidade Inaciana

Amor que Aquece

Doe moletons, jaquetas, agasalhos adultos e infantojuvenis, mantas e cobertores.

Inscreva-se e receba nossas novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias, eventos, projetos e tudo o que acontece na comunidade escolar.
Institucional
  • O Colégio
  • Equipe Diretiva
  • Nossa História
  • Pedagogia Inaciana
  • Arte e Cultura
  • Sustentabilidade
  • Esporte
  • Infraestrutura
  • Documentos Institucionais
  • Política de Privacidade
Acadêmico
  • Projeto Pedagógico
  • Projetos Especiais
  • Hub de Aprendizagem
  • Espaço Francisco
Formação Cristã
  • Formação Cristã
Nossas Redes
Institucional
  • Tempo Magis
  • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
Acesso Rápido
  • Admissão
  • Contato
  • Notícias
Voltar ao topo

O Colégio Loyola é mantido pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.

Av. do Contorno, 7919 – Cidade Jardim, Belo Horizonte – MG, 30110-051     |  (31) 2102-7000

© 2026 Colégio Loyola. Todos os direitos reservados.

Criação de Sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital

Novos alunos
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Nossas Redes