Ir para o conteúdo
https://jesuitasbrasil.org.br/
Magis Rede Jesuíta de Educação Superior FLACSI
Colégio Loyola Rede Jesuíta de Educação
  • Quem Somos
    O ColégioEquipe DiretivaNossa HistóriaPedagogia InacianaArte e Cultura
    SustentabilidadeEsportesInfraestruturaDocumentos Institucionais

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Acadêmico
    Projeto PedagógicoProjetos Especiais
    Hub de AprendizagemEspaço Francisco

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    Tempo MagisEscola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Novos Alunos
  • Voltar
  • Uncategorized

Exposição Lugares da Memória

  • Por Loyola
  • 11 maio 2010

Introdução:

Compartilhe

LUGARES DA MEMÓRIA
Exposição de Nazareno Altavilla – 09 a 31 de maio de 2011

Nazareno Altavilla, nascido em 07 de janeiro de 1921, em São Paulo, pintor autodidata e pioneiro na arte mineira. Filho de italianos, tinha 5 irmãos. Em 1926, com 5 anos, veio para Belo Horizonte, onde seu pai montou a primeira fábrica de espelhos da capital.

Frequentou por 2 anos o Conservatório Mineiro de Música, dada sua vocação para Música clássica. Sua verdadeira vocação, contudo, estava no desenho e na pintura, pois tinha como brincadeira predileta desenhar em qualquer pedaço de papel que encontrava. Sua imaginação e capacidade criadora já eram notadas aos 10 anos.
Aos 14 anos, iniciou-se nas artes plásticas com pinceladas suaves que deslizavam pela tela. Exercitava-se desenhando pés, mãos e rosto próprios e de sua família. Também trabalhou com seu pai no desenho e pintura de vitrais.

Com 15 anos, durante a semana de arte moderna, participou da exposição de Belas Artes no Bar Brasil e Teatro Municipal, organizada pela prefeitura de Belo Horizonte. Infelizmente, nessa ocasião, as pessoas não acreditaram que um de seus quadros havia sido pintado por um garoto.

Em 1938, Nazareno passou por uma grande desilusão. No
II Salão de Belas Artes de Belo Horizonte, houve novo problema, chamado pelos jornais de “o quadro do barulho”. O quadro intitulado “Casas Velhas” não foi aceito como sendo seu, um rapaz de apenas 17 anos. Então, frente a uma comissão julgadora, pintou como um mestre para provar a autoria de sua obra.

No ano seguinte, obteve o primeiro prêmio no III Salão de Artes Plásticas da cidade de Belo Horizonte, com um retrato de seu pai feito a crayon e uma menção honrosa no VI Salão Paulista de Belas Artes, com o quadro “As Lavadeiras do Rio Sabará”.
Em 1945, casou-se com Maria Izabel Pacheco, com quem teve 4 filhas (Ângela, Cristina, Heloiza e Virgínia) e, nesse mesmo ano, realizou sua 1ª Exposição Individual e nunca mais parou de pintar, sempre inspirado por óperas e músicas clássicas.

Muitas de suas telas foram adquiridas por Juscelino Kubistchek, Tancredo Neves, Pimenta da Veiga, Clóvis Salgado, Museu Guimarães Rosa, Mineração Morro Velho (onde desceu a 1500 metros de profundidade para pintar), Automóvel Club (quadro Fazenda do Leitão), encomendas de padres jesuítas, Museu Abílio Barreto (desenho “Fazenda do Leitão”), Secretaria da Agricultura, entre outros.

Realizou várias exposições individuais e coletivas em Minas Gerais e em outras cidades, sendo considerado o “dono da perspectiva”. Retratou como ninguém nossas cidades históricas e também outros estados e cidades.

Seus quadros são atemporais. Tudo permanece presente e eternizado através de seus olhos e memória de artista.

Somos constantemente levados por um canto, recanto ou paisagem. E através de seu jogo de cores e iluminação (claro-escuro) sentimos leveza em nossas mentes. Há, às vezes, em seus quadros, pessoas do interior ou animais que ficam imortalizados.

Ao observarmos suas obras, sentimos a presença de Deus nos envolvendo através de uma quaresmeira, uma palmeira, um ipê florido, um riacho, um moinho, um carro de boi, um casebre, uma igreja, fazendas e conventos.

Altavilla era humilde, pacato, tímido, honesto, afetivo, pai, marido e amigo exemplar.
Faleceu em 27/04/89 (num lindo dia

Ampliando espaços para a comunidade escolar

  • ago 25, 2026
  • Loyola na Mídia

Quando a inteligência artificial vira atalho

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.
  • ago 18, 2026
  • Loyola na Mídia

 Jogos de tabuleiro e integração familiar

  • ago 17, 2026
  • Passo das Artes

Exposição Percepções de um Andarilho

Fábio Couri
  • ago 11, 2026
  • Acontece, Loyola na Mídia

A educação financeira como prática diária da família

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.
  • ago 4, 2026
  • Loyola na Mídia, Acontece

Compreender para acompanhar: presença e vínculo na adolescência 

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.
  • jul 28, 2026
  • Acontece, Loyola na Mídia

Nem toda dificuldade é um transtorno

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.
  • jul 21, 2026
  • Loyola na Mídia

Estereótipos na infância: o desafio de educar sem limitar escolhas

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.
  • jul 21, 2026
  • Cultura e arte, Acontece

Olimpíada Loyola 2026 une esporte, convivência e solidariedade em uma celebração da comunidade educativa

Com o tema “Unidos por um mundo de paz”, programação reuniu competições esportivas, ações solidárias e momentos de integração entre estudantes, famílias e colaboradores.
  • jul 13, 2026
  • Acontece, Cidadania Global

Loyola MUN reúne estudantes para debates na edição XXXIII

Simulação escolar inspirada na Organização das Nações Unidas aconteceu de 24 a 26 de junho.
  • jul 9, 2026
  • Espiritualidade Inaciana

Exercícios Espirituais em Etapas reúnem jovens e antigos alunos em Vila Fátima

A atividade foi realizada de 03 a 05 de julho, no Campus Estendido do Loyola

Inscreva-se e receba nossas novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias, eventos, projetos e tudo o que acontece na comunidade escolar.
Institucional
  • O Colégio
  • Equipe Diretiva
  • Nossa História
  • Pedagogia Inaciana
  • Arte e Cultura
  • Sustentabilidade
  • Esporte
  • Infraestrutura
  • Documentos Institucionais
  • Política de Privacidade
Acadêmico
  • Projeto Pedagógico
  • Projetos Especiais
  • Hub de Aprendizagem
  • Espaço Francisco
Formação Cristã
  • Formação Cristã
Nossas Redes
Institucional
  • Tempo Magis
  • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
Acesso Rápido
  • Admissão
  • Contato
  • Notícias
Voltar ao topo

O Colégio Loyola é mantido pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.

Av. do Contorno, 7919 – Cidade Jardim, Belo Horizonte – MG, 30110-051     |  (31) 2102-7000

© 2026 Colégio Loyola. Todos os direitos reservados.

Criação de Sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital

Novos alunos
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Nossas Redes