8º Ano EF aprende sobre história e barroco de Minas em Ouro Preto
Alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental, acompanhados por professores, pelo coordenador de série e por um historiador estiveram em Ouro Preto, cidade patrimônio da humanidade, na região Central do Estado, nos dias 1º e 8 de junho. Eles foram conhecer um pouco mais sobre a História de Minas Gerais e do Barroco Mineiro.
A atividade interdisciplinar foi um convite aos alunos a enriquecer os temas desenvolvidos em sala de aula, ampliando os conhecimentos sobre as nossas raízes históricas e culturais e seus desdobramentos. Além do contato direto com as relíquias do cotidiano minerador e da nossa peculiar Arte Barroca e Rococó, também foram abordados outros temas como a urbanização e ocupação, as questões ambientais de uma cidade turística, a preservação, a memória, o fortalecimento da identidade cultural, a religiosidade do povo mineiro, a cultura negra em Minas.
O programa da visita, com pausa para fotos e registro de impressões, incluiu palestras na Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, sobre o Barroco Mineiro, e no adro da Igreja de São Francisco de Paula; city tour pelo centro histórico de Ouro Preto; visita ao Museu da Inconfidência e à Feirinha de Artesanato. Divididos em grupos, os alunos participaram de roteiros alternativos ao Museu de Mineralogia, Casa dos Contos e Igreja de São Francisco de Assis.
No retorno, várias atividades foram desenvolvidas entre as quais a elaboração e apresentação em sala de aula de um relato da vivência.
Confira a galeria de fotos e alguns depoimentos dos alunos.
“A visita a Ouro Preto mostrou um outro lado da cidade, que muitos de nós, apesar de já termos visitado a cidade, não conhecíamos. Esse lado que vimos nos ajudou a fortalecer a identidade mineira, presente no nosso Estado.”
“Concluímos que, para o Brasil se tornar um país melhor, temos que conhecer nossa história para que possamos melhorá-lo. Se nós mesmos não conhecermos e divulgarmos nossa história, quem conhecerá? Indo a Ouro Preto conhecemos melhor a nossa história.”
“A viagem nos ajudou, pois aprendemos mais sobre o passado de Minas e do Brasil, e aprendemos mais sobre Ouro Preto e seus patrimônios culturais. Aumentamos nosso conhecimento e nossa cultura.”
“Foi importante, pois aprendemos sobre a cultura do barroco, as rotas antigas e a história de Ouro Preto. Também vimos alguns tipos de pedras da região.”
“Concluímos que,conhecendo o lugar onde toda aquela história aconteceu, tomamos mais interesse pelo assunto e aprendemos muito mais e aumentamos nossa cultura geral.”