Alunos fazem campanha para ajudar colégio jesuíta de Friburgo atingido pelas chuvas
A ideia veio depois da participação da escola na Bienal de Artes deste ano, realizada em Juiz de Fora. Ao terem contato com os alunos do Colégio Anchieta de Nova Friburgo, os estudantes do Loyola se atentaram para um drama que, até então, só tinham acompanhado pela TV. Conheceram pessoas que foram diretamente atingidas pelas chuvas que arrasaram a região serrana do Rio. Entre os atingidos, o próprio Colégio Anchieta.
A escola teve parte da biblioteca destruída e ficou com o acervo de literatura infanto-juvenil prejudicado. Alguns estudantes do Loyola, então, decidiram ajudar: farão uma campanha para reestruturar a biblioteca do Anchieta prejudicada pelas enchentes. Eles espalharão caixas coletoras pela Escola, para que toda a comunidade do Loyola se mobilize e doe livros para o Colégio Anchieta.
Os estudantes contam que ficaram emocionados com o drama dos colegas. Muitos perderam amigos e o próprio Anchieta foi “desfalcado” pela tragédia. “Teve aluno que saiu de casa no dia das chuvas e quando voltou ela estava no chão”, conta Neder Youssef, do 9° Ano do Ensino Fundamental.
Segundo os alunos, a Bienal de Artes deste ano acabou sendo mais do que um intercâmbio de trabalhos artísticos. “Eu não tinha parado para pensar que o Anchieta era de Friburgo. Liguei as coisas na Bienal. Quando vi o pessoal emocionado ao falar sobre o assunto, não pensei duas vezes e quis participar dessa mobilização”, conta Rafaela Tazinaffo, estudante da 1ª Série do Ensino Médio.
Os alunos responsáveis pela campanha são: Neder Youssef e Elisa Quaresma (9º Ano), Rafaela Tazinaffo e Celina Magalhães (1ª Série EM) e Artur Nogueira e Rayssa Milagres (8º Ano). Em breve, toda a comunidade da Escola poderá participar da campanha.