Logo Loyola
Sem categoria 08/11/2011
Encontro de ex-alunos marca a história do Colégio Loyola

Encontro de ex-alunos marca a história do Colégio Loyola

O sorriso estampado no rosto, o abraço longo e apertado e, no olhar, a alegria do encontro. Além disso, muita história para contar até “matar a saudade” de um tempo que passou, mas que deixou marcas no coração e na memória de um grupo de pessoas que estudou junto nos anos 80 e 90! Nesse clima de pura nostalgia aconteceu, no dia 29 de outubro, o Encontro de Ex-alunos do Colégio Loyola.

Mais de 800 pessoas estiveram presentes no encontro, que começou às 11h da manhã, com a Eucaristia presidida pelo padre Germano Cord Neto sj, reitor. “Celebrando a missa, no início deste dia de festa, eu quis ressaltar o valor da amizade, o quanto precisamos de amigos, o quanto eles nos humanizam, nos abrem uns para os outros e enfim, para Deus, isto é, para o encontro com Cristo”, explicou.

“Estávamos carentes desse encontro”, assumiu o organizador do evento, Carlos Ferreira Mascarenhas, formando de 1988. “Ficamos muito tempo sem nos encontrar e isso gerou uma expectativa muito grande em torno da festa”, refletiu. Ele revelou que, “no dia, parecia que a gente estava no recreio do colégio, conversando com os amigos, nos divertindo, sem ver o tempo passar e sem querer vê-lo acabar”.

O sentimento foi bem parecido para Simone, da turma de 1990. Ela disse que as pessoas estão completamente extasiadas com o reencontro. “É algo tão impressionante, pensar que não acabou! A energia de rever velhos amigos, trazendo seus filhos, suas famílias… Tudo isso me fez pensar que a formação que a gente recebeu no Colégio Loyola foi realmente diferente”, avaliou.

A opinião de Simone foi partilhada também pelo ex-aluno Marcos Thadeu, por correspondência eletrônica à equipe de organização da festa. “Foi um momento feliz estar de volta ao convívio com vocês, passados 30 anos. No período em que estivemos juntos, aprendi que companheirismo e afeto são fundamentais no processo educativo. Isso me preparou para outras jornadas em minha vida onde fui muito feliz. Afastei-me, mas nunca estive longe porque, no meu coração, a lembrança dos momentos vividos me deu forças para superar desafios”, declarou.

A sensação de estar em casa e esse clima contagiante de volta ao passado, ao som das bandas Made In 80 e Puts Grila, rendeu homenagens e até poesia. Nas palavras de Joyce Campos, da turma de 1992, “foi como voltar das férias e reencontrar os colegas e amigos”. Para ela, apesar das mudanças pessoais e na estrutura da escola, “tudo está intacto! Nos nossos sorrisos, nos nossos olhares, nas nossas lembranças. Enfim, na viagem que fizemos para uma época especial e inesquecível!”

O encontro não se limitou aos ex-alunos. Professores e funcionários do Colégio também se comoveram ao rever colegas de trabalho e crianças para quem lecionaram, enfim, com quem conviveram há tantos anos. É o que demonstrou o funcionário do setor de audiovisual José Luiz Batista. “Fiquei até emocionado ao estar novamente junto com aqueles meninos que vi crescer, hoje, em sua maioria, pais de alunos que estudam aqui”.

A professora de Artes Maria Lúcia Tormin foi outra que também ficou sensibilizada. “Achei bem significativa a presença dos ex-alunos. Fiquei super feliz em encontrá-los e eles também ficaram alegres com a minha presença e sentiram falta de professores ausentes”, contou. “Um dado forte”, ressaltou, &ld

Posts relacionados