Arte, corpo e movimento
Na disciplina “Arte, Corpo e Movimento”, as turmas do 2° Período trabalharam, no mês de abril, com o professor Leandro Reis, do departamento de Educação Física, circuitos de habilidades motoras. Os circuitos eram constituídos de atividades que, em consonância com os campos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular, promovem o desenvolvimento de aptidões físicas e sociais.
Os estudantes foram divididos em grupos em cada uma das estações do circuito, de modo que todos passassem por todas. “As atividades em pequenos grupos permitem que as crianças se organizem e resolvam as dificuldades que aparecem entre elas. Claro que podem sempre contar com a supervisão e ajuda minha e da auxiliar de classe que acompanhou as aulas, mas focando nessa autonomia e solidariedade de se ajudarem”, explicou Leandro.
A cada aula, o educador sugeria atividades, e os próprios estudantes podiam optar por quais manter ou retirar na próxima semana, de acordo com o que experimentaram e gostaram, incentivando ainda mais a autonomia e a capacidade de decisão. Os circuitos ofereciam a oportunidade de criar brincadeiras variadas, expandindo o espaço esportivo tradicional e completo que o Loyola possui e já oferece.
Foram trabalhadas habilidades diferentes com as atividades: equilíbrio, força, membros superiores, criatividade, cooperação e extravasamento do movimento para além do correr e pular. “Segundo estudiosos, essas habilidades, até os 9 anos, precisam estar praticamente maduras, não para serem atletas, mas para a vida”, reforça Leandro.
Escalada na corda, banco sueco, carrinho de pneu, cestinhas de basquete. Essas e outras atividades compuseram os circuitos, e, entrando agora num novo ciclo de estudos para o mês de maio, a ausência da proposta anterior já tem sido sentida pelos estudantes, de acordo com o professor de Educação Física, que garante o gosto e engajamento das turmas nos circuitos.
As fotos do evento estão disponíveis no nosso Instagram. Acesse aqui.