Bullying: um constante desafio ao ambiente seguro e sadio
Falar sobre o bullying é uma atitude obrigatória e, também, corajosa, que reconhece e expõe a violência que está presente não somente nas escolas – um dos locais em que crianças e jovens constroem e negociam suas identidades – e que acaba pautando as relações em vários ambientes. Educar para conviver com as diferenças e para combater a discriminação e a violência é um desafio. Por isso, os Colégios Jesuítas estão comprometidos em criar um ambiente mais seguro e sadio para todos.
Para falar sobre o tema, a coordenadora do Núcleo de Educação para a Paz, Isabel Santana, foi convidada pela Rede Jesuíta de Educação, no mês de abril, quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola.
No artigo “Bullying: um constante desafio ao ambiente seguro e sadio”, a coordenadora conta um pouco da relevância desse tema nas discussões, principalmente, no ambiente escolar. Além disso, ela faz um breve relato dos movimentos que surgiram no Brasil e no mundo em relação a esse problema, que é universal.
Para Isabel, “tais pressupostos são bastante convergentes com a tradição educacional jesuíta, que tem no cuidado com a pessoa um dos centros de seu carisma, caracterizado pela cura personalis. Atenta aos sinais dos tempos e comprometida com a missão de reconciliação e justiça, a Companhia tem renovado e atualizado esses propósitos, buscando trazer reflexões, proposições e diretrizes condizentes com os novos desafios. Seus documentos mais atuais reforçam e explicitam esse esforço.”
Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo na íntegra. Clique aqui.
Isabel Santana
Coordenadora do Núcleo de Educação para a Paz do Colégio Loyola -MG, da Rede Jesuíta de Educação, mestre em Linguagens pelo CEFET- MG, pós- graduada em Currículo e Prática Educativa pela PUC- Rio, coordenadora do curso de Extensão- Convivência Justa e Pacífica: Capacitação em Práticas Restaurativas – Colégio Loyola, pela UNISINOS e atual discente do curso de Pós graduação: Bullying, Violência, Preconceito e Discriminação