Equipe Diretiva
Caríssimos Pais, Mães e Responsáveis,
Caríssimos Colaboradores,
Na abertura do ano escolar, dirijo-me aos senhores, pai, mãe e responsável, para agradecer e reconhecer a dedicação e o acompanhamento dispensados a seus queridos filhos e filhas, para que pudéssemos concluir, com êxito, o transcurso do ano letivo em 2020. Foi, sem dúvidas, um ano de muitas aprendizagens, crescimento e reinvenção. Mesmo com tantas dificuldades e restrições enfrentadas no ano passado, em razão da pandemia de COVID-19, o Colégio Loyola manteve o compromisso com a missão de promover educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, compassivos, comprometidos, criativos e conscientes.
Nesta semana, completa-se 1 ano em que nossos estudantes estão, juntamente com o Colégio Loyola, atravessando um momento peculiar no que diz respeito à educação. Em momentos assim, é favorável, como nos ensina a espiritualidade e a pedagogia inacianas, fazer o exercício de revisão inaciana. Trata-se de um olhar retrospectivo e prospectivo. Rendemos graças pelo vivido, buscamos reconciliação diante das falhas e olhamos para o presente como possibilidade da busca de sermos melhores para nós, para os outros, para a nossa casa comum e para Deus, nosso Pai.
O ano de 2021 se iniciou com expectativas de melhora no cenário da pandemia, porém o que vemos até o presente momento é uma situação ainda de incerteza. Como um sopro de esperança, retomamos a Educação Infantil em nossa proposta formativa. Nosso colégio se renova, ganha vida e ânimo com a presença das crianças. Preparamos e adequamos, com muito cuidado pedagógico, carinho e afeto, o Espaço Kolvenbach para recebê-las.
O Colégio Loyola realizou também, nos últimos meses, melhorias e qualificações em sua proposta pedagógica, nas metodologias de ensino e nos recursos tecnológicos, com o objetivo de continuar a oferecer nossa educação de excelência acadêmica e humana e cumprir a carga horária proposta. Para este ano letivo, seguiremos as orientações contidas na Resolução nº. 478 CEE/MG, de 1º de fevereiro de 2021, que regulamenta a modalidade remota, enquanto durar a pandemia.
Como escola confessional da Companhia de Jesus, nossa missão é a formação integral dos estudantes com uma proposta pedagógica centrada na formação humana e cristã, como alicerce para toda vida. A estrutura e os recursos do Colégio Loyola figuram a serviço da missão educativa, e não apenas em função de um mercado constituído em torno da educação.
As adequações pedagógicas para o ensino remoto não significam transpor o que fazemos no formato presencial. O nível de exigências advindas para mediar aprendizagens, desenvolver a formação humana e cristã, assim como as demandas de inovação tecnológica nos requereram atenção à impossibilidade de transpor para o ensino remoto o nosso fazer pedagógico presencial. Esse novo contexto fez emergir a necessidade de novas aprendizagens, novas competências, de modo que nossas crianças, adolescentes e jovens continuem em condições de se inserir e viver, com qualidade e dignidade, neste novo tempo.
A tradição educativa da Companhia de Jesus é viva e está atenta aos sinais dos tempos, de modo que possamos melhor ofertar nosso processo formativo. Reconhecemos ser “necessário que nossas instituições estejam conscientes da mudança antropológica e cultural que estamos presenciando e saibam educar e formar de um modo novo para um futuro diferente”. (Colégio Jesuítas: uma tradição viva no século XXI. p.83.)
Este futuro diferente bate às nossas portas e requer da sociedade, das famílias e, muito especialmente, da escola que saibamos educar em vista desse contexto que emerge. Por isso, envidamos meios para qualificar nossos professores nessa nova modalidade de ensinar e aprender, bem como melhoramos nossas estruturas e soluções de TI em vista do nosso propósito formativo.
Ressaltamos que um grande investimento estrutural nos espaços físicos de nosso Colégio pode ser percebido, de modo que nossos estudantes tenham, ao regressar às atividades presenciais, a estrutura necessária para seu aprendizado.
Para além dos investimentos estruturais, realizamos grandes investimentos para evoluirmos ainda mais nas atividades remotas e híbridas. Uma série de serviços e contratos foram realizados com empresas que trarão expertise diversa e necessária para esse contexto remoto, a qual rapidamente foi ou está sendo incorporada. Nesse contexto, destaco: serviços de aplicação de testes diagnósticos e para as provas do SAEB, além de simulados ENEM; consultoria e orientação de estudos para alunos(as) em diversas séries; plataforma de material didático virtual; plataforma de jogos e de aprendizagem matemática e computacional; sistema de avaliação e diagnóstico de resultados do ENEM; sistema de avaliação de microdados da aprendizagem no Ensino Fundamental I.
A gestão financeira, por sua vez, está ancorada em normas e técnicas de qualidade e é entendida como meio para alcançarmos o fim proposto. Preocupados com a realidade financeira em que as famílias dos nossos estudantes estão inseridas e atentos às responsabilidades sociais e econômicas de nossa sociedade, avaliamos, de forma pontual, por meio do setor de Assistência Social, aquelas famílias que, por alguma razão, encontram-se em situações de dificuldade para garantir condições financeiras ideais e compatíveis com suas realidades, a fim de que o estudo desse(s) estudante(s) não fosse comprometido.
Nossa natureza institucional requer compromisso com a sustentabilidade e o uso consciente e responsável dos recursos, assim como com a justiça social. Para isso, o Colégio conseguiu, mesmo com as dificuldades impostas pelo momento, cumprir com seus compromissos acadêmico-pedagógicos e financeiros.
Da mesma forma, prosseguimos, incansáveis, em busca do melhor para nossos estudantes, famílias e colaboradores. Seguimos confiantes em Deus, para que possamos sonhar e construir um futuro com mais esperança. Que as aprendizagens de 2020 sejam para nós um alento e um estímulo para trilharmos o caminho da inovação e renovação, respondendo com qualidade, seriedade e responsabilidade aos novos tempos.
O Projeto Educativo Comum, da Rede Jesuíta de Educação, nos indicou que “O professor é o profissional que propõe o caminho, apresenta o mapa e acompanha os estudantes, indicando critérios para que a apropriação do conhecimento seja feita de maneira significativa e com valor”. (Projeto Educativo Comum, da Rede Jesuíta de Educação, nº.32.)
Aos nossos professores e professoras, nosso reconhecimento e agradecimento pela valiosa contribuição na formação desses cidadãos. Esses profissionais destemidos tiveram que se reinventar, frente ao cenário atual, para que a educação pudesse continuar com a excelência característica de um colégio jesuíta.
Desejamos, assim, que o processo de aprendizagem continue com a excelência na formação integral e com esperança de que superemos, mais uma vez, todos os desafios juntos!
Que, por intercessão de Santo Inácio de Loyola e Maria Mãe Educadora, o Senhor nos conceda a lucidez necessária para seguirmos unidos nesta travessia, renovando a nossa esperança de sermos fortalecidos como pessoas e sociedade neste momento desafiador.
Pe. Mário Sündermann SJ
Diretor Geral